Tem início, nesta terça-feira (12/08), o projeto Mediação Cultural: Programa de Formação em Artes Cênicas. A iniciativa da Seduc, em parceria com a Braskem, oferece uma programação especial para os alunos da rede municipal, neste mês de agosto. Nesta segunda-feira (11/08), é comemorado o Dia do Estudante.
Promovida pela CEAP (Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem), a iniciativa beneficia 19 escolas da sede e da orla com quatro espetáculos, um de dança e três teatrais. Todos realizados no Teatro Cidade do Saber.
Os espetáculos têm duração de uma hora cada. A apresentação de quarta-feira (13/08) será traduzida para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Serão distribuídos 50 ingressos para cada escola contemplada.
PROJETO
Realizado em Camaçari desde o início do ano, o projeto Mediação Cultural: Programa de Formação em Artes Cênicas promove capacitação para educadores das turmas de anos finais, do 6º ao 9º, através de acompanhamento artístico-pedagógico, visitas guiadas a equipamentos culturais, sessões de espetáculos com bate-papo com artistas, oficinas artísticas nas instituições e desenvolvimento de um processo de criação com mostra de resultado.
O objetivo do projeto é promover a aproximação do público com as artes cênicas, formar espectadores e fortalecer a dimensão cultural da cidadania. A mediação cultural articula atividades que proporcionam a apreciação, reflexão e prática artística.
O projeto valoriza o educador como parceiro, oferece ferramentas e proporciona ações que potencializem e estendam a atuação para escolas públicas, ONGs e associações comunitárias também das cidades de Dias D’Ávila e Simões Filho.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 12/08 (terça-feira), às 15h
KODAK – Neto Machado (Dimenti)
O espetáculo que dará início a programação é o solo de dança contemporânea infantojuvenil, fruto de uma pesquisa que mescla a técnica de animação do Stop Motion, as séries de TV japonesas e filmes de ação.
Duração: 1h
Unidades escolares: E. M. Virgínia Reis, C. E. Edgard Santos, C. E. Municipal de Camaçari, E. Normal de Camaçari, E. M. Sônia Regina, E. M. Helena de Magalhães.
Classificação: Livre
Dia: 13/08 (quarta-feira), às 10h
Barrinho – Fernanda Paquelet
Espetáculo de teatro infantojuvenil vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2013, na categoria melhor espetáculo, trata da história de um menino do Recôncavo Baiano que cria um boneco de barro que ganha vida e se torna seu melhor amigo.
Classificação: Livre e tradução em LIBRAS.
Unidades escolares: C. E. Maria Quitéria, E. M. Américo Ferreira, E.M. Lídia Coelho, E. M. Thomaz Camilo, E. M. Cosme de Farias.
Duração: 1h
Dia: 21/08 (quinta-feira), às 15h
Um Caso de Língua – Carmen Paternostro/ Urias Lima
Espetáculo de teatro vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2008, na categoria melhor ator, alia divertimento e informação, mostrando um desenho bem humorado dos diversos aspectos que forjaram o idioma nacional.
Duração: 1h
Classificação: 15 anos
Unidades escolares: E. M. Santo Antônio de Machadinho, C. M. Paulo Freire, E. M. S. Tomaz de Cantuária, E. M. Denise Tavares.
Dia: 26/08 (terça-feira)
As Rimas de Catarina – João Lima
Espetáculo de teatro infantojuvenil vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2011, na categoria melhor espetáculo infanto juvenil, faz uso de técnicas do teatro de animação para contar uma divertida história de um saltimbanco que se passa no mundo do faz-de-conta.
Classificação: Livre
Duração: 1h
Unidades escolares: E. M. Luís Rogério, E. M. Eustáqio, E. M. Alberto Brandão, E. M. Joanna D’Angelis.

Mediação Cultural tem programação para estudantes -