Alunos têm atendimento odontológico

Iwwa Agência
Publicado 14/08/2012 05:08:57

Os alunos concluintes da terceira etapa do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) no Município vão receber atendimentos odontológicos e oftalmológicos, através dos projetos Brasil Sorridente e Olhar Brasil, nos dias 18 e 27 de agosto, respectivamente.

A iniciativa beneficia cerca de 140 alunos, provenientes dos cursos de operador de caixa, montagem e manutenção de micros, auxiliar administrativo, vendedor e auxiliar em administração de redes, capacitados pelo Senac e IFBA (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia).

No sábado (18/08), iniciam as ações do Brasil Sorridente, que visam garantir aos alunos acesso ao atendimento odontológico. Para tanto, será realizada uma triagem das 8h às 17h, no CEO (Centro de Especialidades em Odontologia), situado no bairro Ponto Certo.

Já o Olhar Brasil, que tem o intuito de possibilitar atendimentos oftalmológicos, acontece a partir do dia 27 de agosto, das 8h às 17h, e serão realizados na Policlínica de Especialidades do Centro, localizada à rua da Natividade, no Centro da cidade.

Para ter acesso aos serviços, os alunos devem apresentar o cartão do SUS ou RG, além do comprovante de residência. Após a triagem, eles serão encaminhados para tratamento nas unidades de referência do bairro ou da localidade onde residem.

Após a formatura,m os alunos são encaminhados para o programa Mais Emprego, que visa oportunizar o ingresso ao mercado de trabalho. No Município, o cadastramento é realizado pelo CIAT (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador), antigo PAT. As vagas são preenchidas de acordo com a demanda.

Em Camaçari, o Pronatec é realizado pela Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), através do Programa Municipal de Superação da Pobreza Extrema. As ações de saúde são realizadas com apoio da Sesau (Secretaria da Saúde).

PRONATEC

Implantado no Município em fevereiro deste ano, o Pronatec integra o Plano Nacional Brasil sem Miséria do governo federal e visa qualificar a mão de obra e contribuir para a inserção de mais pessoas no mercado de trabalho.

Somente no primeiro semestre deste ano, 700 pessoas concluíram os cursos oferecidos pelo programa em Camaçari. As capacitações são destinadas às pessoas com idade a apartir de 16 anos, cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) ou com o PIS (Programa de Integração Social). 

Os cursos, distribuídos em 38 modalidades, são oferecidos pelo IFBA (Instituto Federal da Bahia), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac. As capacitações são destinadas às pessoas de baixa renda, com ensino fundamental ou segundo grau completo.

A meta do Pronatec é disponibilizar um milhão de vagas em todo o país até 2014, o que dobrará a oferta do programa para seis mil vagas em Camaçari no ano que vem.

Foto: Wendell Wagner

Triagem do programa Brasil Sorridente será no CEO -

Mais Notícias

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.