A esperança de 225 formandos do Programa Próximo Passo, em Camaçari, foi renovada nesta quarta-feira (30/06).
Com certificado nas mãos e uma profissão, agora é hora de entrar no mercado de trabalho. Sete deles já estão empregados graças ao curso de qualificação.
Dentre os alunos que conquistaram o primeiro emprego estão Elizandra Elenir de Lima (azulejista) e João Henrique Silva Góes (montador de Andaimes), ambos empregados pela construtora Sertenge.
O time de carteira assinada será reforçado, em breve, pela formanda Suzana Maria da Silva, que durante a cerimônia pediu ao prefeito Luiz Caetano uma oportunidade de emprego.
O prefeito aproveitou a presença do diretor da Sertenge, Rafael Filgueiras, para solicitar a vaga para Suzana. O chefe do executivo foi prontamente atendido.
Durante a solenidade, Caetano solicitou aos empresários que seguissem o exemplo da construtora e dessem oportunidade de emprego aos formandos do Programa Próximo Passo.
Suzana Silva se diz satisfeita com o resultado do curso. “Hoje temos uma profissão e mesmo para quem ainda não conseguiu emprego na área a qualificação será de grande importância, porque permite ganhar dinheiro fazendo “bicos” ou até mesmo reparos em casa, para amigos e vizinhos”, avalia.
Jailce Andrade, secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari, disse estar feliz por Camaçari fazer assistência social na essência e não assistêncialismo.
Segundo a secretária, o Município foi o que mais qualificou pessoas no Próximo Passo.
O trabalho realizado pela Prefeitura, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), é reconhecido nacionalmente. O Blog do Planalto divulgou, recentemente, a certificação dos alunos do Próximo Passo de Camaçari pelo presidente Lula. Na publicação, a administração municipal foi parabenizada pela iniciativa.
A cerimônia de formatura aconteceu na Cidade do Saber e contou com a presença dos secretários municipais.
Também participaram do evento, o deputado estadual Bira Coroa (PT), o chefe de gabinete da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia), Elias Dourado, mais os vereadores Luiza Maia (PT), Alfredo Andrade (PSB), Carmem (PTB) e Marcelino Filho (PT).
EMOÇÃO
A emoção marcou o discurso da oradora da turma, Elizandra Elenir de Lima, 32 anos. Moradora de Vila de Abrantes, ela estava desempregada e o marido tirava o sustento da família como vendedor de salgados.
Sem esperança, Elizandra não acreditava que ainda teria chances de entrar no mercado de trabalho. Hoje trabalha de carteira assinada e tem todos os direitos trabalhistas garantidos.