Os estudantes do Centro Educacional Senhor dos Passos, localizado na Cetrel, participaram nesta quarta-feira (18/11) da Oficina de Turbantes, que foi marcada pela riqueza de estilos, beleza, cores e significados distintos agregados ao acessório que atualmente é destacado como símbolo da força, identificação e empoderamento conquistado pelo negro na sociedade. A iniciativa integra a programação do Novembro Negro que segue até o dia 29.
A atividade reuniu cerca de 350 estudantes da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os alunos conheceram, de forma descontraída, o sentido e o significado do uso do turbante, acessório ligado ao senso religioso e social que remete a cultura africana e oriental.
A gestora da unidade, Alga Teixeira, destacou que a atividade é importante para os alunos conhecerem mais sobre a cultura afrodescendente e as representatividades do negro a partir das peculiaridades que identificam cada indivíduo. “O turbante deve ser usado por todos que tenham o desejo. Ele valoriza a estética, além de reafirmar a força e identidade do povo negro”, disse.
A aluna do 3º ano, Tainá da Conceição, de nove anos, estava muito empolgada por participar da atividade, “Acho muito lindo o turbante, sempre gosto de usar e quero aprender para fazer nas minhas amigas e bonecas”, contou.
O estudante do 1º ano, Luis Henrique Alecrim, de seis anos, fez questão de participar da oficina e contou que achou muito estiloso usar o torço.
No final da oficina os estudantes do 2º, 3º e 4º ano desfilaram no pátio da escola com os diversos estilos de turbantes e com peças da moda afro.