Conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção contra a transmissão da dengue. Com esse viés, técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizaram na manhã desta quarta-feira (01/04), palestra para pais e alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), na Associação de Moradores do bairro do Verdes Horizontes.
Para a aluna Tais Barcelar, 15 anos, a iniciativa é boa, pois os alunos aprendem como evitar criadouros na residência. O pai da garota, José Roque Barcelar, participou do encontro e acredita que com a palestra a comunidade passa a entender que o combate é dever de todos.
A professora Magna Conceição agradeceu a palestra dos agentes do CCZ. Para ela, através da iniciativa é possível conscientizar os jovens e transformá-los em agentes multiplicadores, além de se tornarem mais atuantes na comunidade em que moram.
O agente de endemias e morador do bairro, Luciano Santos, ministrou a palestra e disse que a população precisa se unir para combater a doença. Ele acrescentou que é de extrema importância realizar eventos de conscientização e comprometimento com a sociedade.
Durante o encontro, foi realizada apresentação dos alunos a respeito do tema. Os participantes ainda puderam tirar dúvidas sobre a transmissão da doença e assistiram filme sobre o nascimento do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue.
Ao final, os alunos receberam panfletos para que vistoriem as casas e observem se existem criadouros. A iniciativa faz parte do programa da CCZ, Educação em Saúde, que através da conscientização da população, desenvolve uma consciência critica sobre os riscos da doença.
PETI
O PETI é uma iniciativa do governo federal e em Camaçari, é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Através do programa, crianças e adolescentes participam de atividades educativas, culturais e esportivas, sempre acompanhados de monitores. No bairro do Verdes Horizontes são atendidos 68 jovens, nos turnos matutino e vespertino.

Técnico da CCZ conversam coim alunos do PETI -