Alunos do Município terão escola em tempo integral

Iwwa Agência
Publicado 13/05/2009 11:05:03

Mais de 3 mil crianças da rede municipal serão beneficiadas com escola em tempo integral. A iniciativa faz parte do programa Mais Educação, do Governo Federal, e tem previsão para iniciar em junho.

Ao todo, 28 Centros Educacionais participam do programa que vai atender estudantes da 4ª série do ensino fundamental e com defasagem idade/série e dificuldade de aprendizagem.

De acordo com a coordenação nacional do Mais Educação, o programa oferece novas práticas educacionais e reduz a evasão escolar, a repetência e as distorções idade/série. Através do projeto a criança passará a ter atividades no turno oposto ao ensino regular.

Ações culturais, educativas, esportivas, ambientais, bem como de cidadania e lazer farão parte da grade curricular do aluno beneficiado com o programa. Outra importante vantagem é o acompanhamento no momento de fazer as tarefas escolares e a oferta de alimentação adequada às crianças.

A diretora da escola Neuza Menezes Barreto, Selma de Santana, diz que o programa é uma excelente oportunidade que os pais têm para reforçar a educação dos filhos. “O Mais Educação une o ato de aprender ao lúdico, por meio da arte e da cultura”, diz.

As atividades complementares serão desenvolvidas nas escolas ou em quadras esportivas, igrejas, centros comunitários, postos médicos e outros espaços que tenham interesse em ser parceiro do programa.

De acordo com o coordenador do programa em Camaçari, Durval Machado, a iniciativa faz com que toda comunidade seja responsável pela educação dos alunos. “As pessoas passam a ser comunidade não só por fazer parte de um mesmo território, mas por interagirem umas com as outras”, acrescenta.

PROGRAMA
A maioria das 28 escolas de Camaçari, escolhidas pelo Ministério da Educação para participar do programa, estão cadastradas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Os Centros Educacionais inscritos passarão a receber, individualmente, uma verba do governo federal para a implantação e manutenção do projeto na unidade de ensino.

O valor de repasse será de acordo com o Plano de Atendimento apresentado pelas escolas ao PDE. Como contrapartida, o Município oferece os profissionais de apoio.

O Mais Educação atende diversas bases legais, entre elas o Estatuto da Criança e do Adolescente. O projeto é formado por sete macrocampos, são eles, acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer da cidade, direitos humanos e cidadania, cultura e arte, inclusão digital e saúde, alimentação e prevenção.

Coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, o Mais Educação é uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e tem como objetivo ampliar a jornada escolar.

Foto: Nelinho Oliveira

O CEMC é um dos 28 colégios incluidos no programa -

Mais Notícias

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.