Ver o filho Carlos Antônio dos Santos, 10 anos, praticando futebol de campo é uma alegria para o motorista Antônio Carlos dos Santos, 43 anos. O garoto é um dos 300 alunos do projeto Oportunidade Através do Esporte que recebeu nesta quarta-feira (17/08) uniforme e material esportivo gratuito.
Morador do bairro Verdes Horizontes, Antônio Carlos nutre um grande gosto pelo esporte, especialmente porque na juventude praticava a modalidade. Hoje, ele se realiza através do pequeno Carlos Antônio, que participa das aulas oferecidas através do projeto. “É uma ótima iniciativa de incentivo e que ajuda a tirar as crianças da rua”, afirmou.
Os kits entregues nesta quarta-feira são compostos por meião, chuteira, short e camisa. A entrega acontece no Estádio Armando Oliveira e na quadra de um loteamento localizado em Arembepe, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O projeto Oportunidade Através do Esporte contempla, de forma gratuita, jovens de 7 a 17 anos nas modalidades de futebol de campo e futsal, na sede e orla, respectivamente, com 150 alunos cada. As aulas iniciaram há um mês e são ministradas três vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino. A duração do projeto é de um ano.
Quem também recebeu o kit foi Márcio Santos, 14 anos, morador do bairro Nova Vitória. Acompanhado da mãe Maria Aparecida Oliveira, 36 anos, ele contou que sempre gostou de futebol e está gostando bastante das aulas.
De acordo com o secretário do Esporte e Lazer, Manuel Alves, o objetivo é que o projeto Oportunidade Através do Esporte seja ampliado, abrangendo mais modalidades. Ele ainda destacou a importância da iniciativa para a socialização de jovens e afirmou que o Município está de braços abertos para receber ações como essa.
Realizado com apoio da Prefeitura, através da Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer), o projeto Oportunidade Através do Esporte acontece em Camaçari há quatro anos consecutivos. Outras localidades, como Jauá, já foram contempladas com a realização de aulas de natação e vôlei.
No Município o projeto é patrocinado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, pela Cateno, empresa do grupo Cielo, e com gestão da organização De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer.