As entregas dos livros didáticos nas escolas públicas devem acontecer a cada final de ano letivo, no entanto muitas escolas abrem precedentes para que pais e alunos devolvam até o período de matrícula, que, em Camaçari, se encerra no dia 23 próximo.
Cada livro tem vida útil de três anos, ou seja, será utilizado por três anos consecutivos e diferentes alunos. As publicações são entregues aos pais mediante a assinatura de um termo de responsabilidade.
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela compra e distribuição dos exemplares, são perdidos, em média, 13% dos livros a cada ano. Esse percentual de extravio é reposto anualmente.
Já as trocas dos livros acontecem a cada quatro. Em 2009, o fundo vai distribuir 103 milhões de obras didáticas para a rede pública de ensino.
As escolas procuram conscientizar pais e alunos sobre a importância da devolução e conservação dos livros através de palestras, reuniões de pais e mestres mais cartazes e panfletos informativos.
Na Escola Municipal São Thomaz de Cantuária, segundo a diretora Lígia Burgos, foram devolvidos até o momento 90% dos livros. A biblioteca da escola é bastante requisitada e possui um bom acervo de livros didáticos e paradidáticos. O gosto pela leitura é a principal razão para que os alunos devolvam os exemplares.

Programa garante a reutilização do livro didático -