Agricultores recebem mudas de cajueiro

Iwwa Agência
Publicado 25/09/2012 03:09:25

A Prefeitura, por meio da Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca), distribui 3.700 mudas de cajueiro-anão precoce no Município. Na manhã desta terça-feira (25/09), agricultores da APRC (Associação de Produtores Rurais de Camaçari), no bairro rural Santa Rita, receberam 350 mudas. A iniciativa beneficia 125 famílias. 

A distribuição faz parte do convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) para impulsionar ainda mais a atividade agropecuária no Município. Cada agricultor recebe em média 30 mudas de cajueiro-anão precoce, clone da planta matriz de cajueiro CP 76.

Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, João Ramalho, o agricultor só tem a ganhar com a iniciativa de distribuição das mudas, uma vez que será possível utilizar a polpa do caju para a produção de sucos e doces, comercializar a castanha e aproveitar a casca para extração do óleo, fabricação de adubo orgânico e de ração para animais.

Proprietário de uma pequena plantação de caju, o diretor da APRC, Antonio Pereira, aprovou a iniciativa e observou que o cultivo é fácil e possibilita o aproveitamento da castanha e da polpa da fruta. “Além disso, o espaçamento entre as mudas é pequeno e o plantio pode ser associado a outras plantações”, afirmou.  

De acordo com o diretor de Agricultura da EBDA, João Bosco Cavalcanti, a iniciativa visa fomentar novas alternativas de produção no Município. “Se tiver boa aceitação no solo e a produção do cajueiro for viável, a proposta é estimular a ampliação do plantio para viabilizar o aumento da produção e, quem sabe, a implantação de uma agroindústria no Município para beneficiamento da castanha de caju e da polpa da fruta”, destaca.  

Iniciada na última quinta-feira (20/09), a distribuição de mudas é realizada em localidades com solos arenosos, condição propícia para a produção de cajueiro-anão precoce. As próximas localidades a serem contempladas com a entrega das mudas são Açu da Capivara, Cordoaria e Sucupira, em Vila de Abrantes, além de Tiririca e o Assentamento Cosme e Damião, em Barra do Pojuca.

Foto: Agnaldo Silva

Secretário João Ramalho entrega muda de cajueiro -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.