Agricultores recebem mudas de cajueiro

Iwwa Agência
Publicado 25/09/2012 03:09:25

A Prefeitura, por meio da Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca), distribui 3.700 mudas de cajueiro-anão precoce no Município. Na manhã desta terça-feira (25/09), agricultores da APRC (Associação de Produtores Rurais de Camaçari), no bairro rural Santa Rita, receberam 350 mudas. A iniciativa beneficia 125 famílias. 

A distribuição faz parte do convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) para impulsionar ainda mais a atividade agropecuária no Município. Cada agricultor recebe em média 30 mudas de cajueiro-anão precoce, clone da planta matriz de cajueiro CP 76.

Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, João Ramalho, o agricultor só tem a ganhar com a iniciativa de distribuição das mudas, uma vez que será possível utilizar a polpa do caju para a produção de sucos e doces, comercializar a castanha e aproveitar a casca para extração do óleo, fabricação de adubo orgânico e de ração para animais.

Proprietário de uma pequena plantação de caju, o diretor da APRC, Antonio Pereira, aprovou a iniciativa e observou que o cultivo é fácil e possibilita o aproveitamento da castanha e da polpa da fruta. “Além disso, o espaçamento entre as mudas é pequeno e o plantio pode ser associado a outras plantações”, afirmou.  

De acordo com o diretor de Agricultura da EBDA, João Bosco Cavalcanti, a iniciativa visa fomentar novas alternativas de produção no Município. “Se tiver boa aceitação no solo e a produção do cajueiro for viável, a proposta é estimular a ampliação do plantio para viabilizar o aumento da produção e, quem sabe, a implantação de uma agroindústria no Município para beneficiamento da castanha de caju e da polpa da fruta”, destaca.  

Iniciada na última quinta-feira (20/09), a distribuição de mudas é realizada em localidades com solos arenosos, condição propícia para a produção de cajueiro-anão precoce. As próximas localidades a serem contempladas com a entrega das mudas são Açu da Capivara, Cordoaria e Sucupira, em Vila de Abrantes, além de Tiririca e o Assentamento Cosme e Damião, em Barra do Pojuca.

Foto: Agnaldo Silva

Secretário João Ramalho entrega muda de cajueiro -

Mais Notícias

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe neste sábado (13/8)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe n...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us