Agricultores e pescadores são valorizados

Iwwa Agência
Publicado 23/12/2013 12:12:33

A Sedap (Secretaria da Agricultura e Pesca) tem se empenhado para valorizar cada vez mais os agricultores e pescadores do Município. Por isso, o planejamento dos projetos para 2104 já está a todo vapor.

Segundo o titular da pasta, Luis Orlando de Oliveira, os destaques para o próximo ano são a ampliação do número de beneficiados pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que atendeu 40 agricultores este ano, e a implantação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

O secretário ainda revelou que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura e, em alusão à data a Sedap realizará a Feira do Agricultor, evento que vai envolver agricultores de Camaçari e demais cidades da Região Metropolitana.

Dentre as ações que tiveram destaque em 2013, estão as discussões referentes à agricultura rural sustentável, principalmente durante a 1ª Plenária Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, na qual foi aprovada a criação do Conselho Municipal Rural Sustentável e Solidário, mecanismo que tem o objetivo de viabilizar todos os projetos relacionados ao tema.

Além disso, tem ainda a proposta de implantação do SIM (Sistema de Inspeção Sanitária). Ambos projetos foram encaminhados para a Câmara Municipal e serão apreciados em 2014.

Outro aspecto relevante em 2013 foi o fato de que 146 pescadores e marisqueiros cadastrados na Sedap foram contemplados com o auxílio oferecido pela Prefeitura no período de adversidades climáticas.  

Além disso, técnicos da Secretaria promoveram treinamentos nas localidades da zona rural do Município e ensinaram como os agricultores podem produzir biofertilizante. Ao atender 83 piscicultores de 15 comunidades, também foram distribuídos 300 mil alevinos de tambaqui, tambacu e pacu em 2013. Os piscicultores também passaram por treinamento de boas maneiras e manejo para produção de peixe no assentamento de Açu da Capivara. 

 

Slideshow | 4 fotos

Agricultores e pescadores são valorizados

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.