Agricultores de Camaçari são elogiados em nova compra do PAA

ASCOM
Publicado 18/09/2023 01:09:31

Aconteceu, nesta segunda-feira (18/9), mais uma compra por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), quando 56 agricultores, oriundos de 12 localidades da zona rural do município, venderam cerca de 50 toneladas (t) de produtos agrícolas, incluindo frutas, verduras e hortaliças. As negociações ocorreram no Banco de Alimentos, localizado na Avenida Tupinambás (antiga Radial C), Centro.

O secretário da pasta, Antonio Falcão, elogiou a atuação dos agricultores, que, de acordo com sua avaliação, trabalham com dedicação durante todo o ano para destinar suas produções ao PAA. “Os trabalhadores e trabalhadoras rurais estão entendendo que podem muito mais. Eles não se veem mais como pequenos produtores rurais, estão atuando como verdadeiros empreendedores”, comentou o secretário, e completou que, “eles não querem mais ficar na mesmice e acreditam que podem chegar muito mais longe”.

Em tempo, Falcão também lembrou as ações que a pasta desenvolve para auxiliar o produtor a alcançar mais e melhores resultados. “O prefeito Elinaldo sempre fala que a gente precisa atuar no sentido de criar condições para a geração de emprego e renda para o nosso agricultor. Por isso, a Sedap criou a Casa do Empreendedor, setor onde tiramos dúvidas, prestamos assistência técnica e damos todo o suporte que eles precisam para trabalhar, inclusive em logística”.

Participando do PAA já há algumas edições, Maria Cristina dos Santos trabalha como agricultora rural desde os 20 anos. Atualmente, aos 42, ela segue na lida com a terra de onde retira o sustento e a sobrevivência. Produtora de banana, laranja, abacaxi e hortaliças, ela testemunhou sobre o que já conquistou através do programa, dizendo que, “antes eu produzia e vendia, mas o dinheiro não dava pra nada. Hoje, com o PAA, consigo produzir e vender. Posso dizer que minha vida mudou depois que ingressei no programa”.

Comemorando, com a venda dos seus produtos, a aquisição de um tratorito (tipo de motocultivador indicado para revolver e preparar diversos tipos de solo), Nilza Sipriana Ribeiro, 40 anos, da cidade de Pojuca, comentou que esta foi mais uma vitória que conseguiu. Citando as várias conquistas alcançadas com o escoamento da sua produção, também destacou que, “paguei o curso para meu filho tirar a habilitação e já vou pagar para a minha filha fazer as aulas. Comprei móveis e eletrodomésticos e até um motor para bombear água”.

Nesta 7ª compra do PAA, foram beneficiados, com o investimento de R$ 280 mil, produtores das localidades de Rancho Alegre, Santa Rita, Cascalheira, Vila Agrícola, Canto dos Pássaros, Cajazeiras de Abrantes, Parque Verde II, Massaranduba, Santo Antônio, Barra do Jacuípe, Alameda do Rio e Pinhão Manso, além dos que vieram das cidades de Pojuca e Dias d’Ávila, que comercializaram mamão, pimentão, coco seco, banana-prata, banana-da-terra, pepino, aipim, laranja, abacaxi, abóbora e hortaliças, como alface, coentro, couve e alho-poró.

Com todo apoio de transporte oferecido pela Sedap, além do Banco de Alimentos, a partir das 13h30, recebem parte dos produtos os centros Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver), Especializado de Atendimento Social ao Usuário do Sistema Único de Saúde (Ceasus), de Referência em Especialidades em Saúde (Cres), de Oncologia de Camaçari (Ceonc), além da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal).

Também são beneficiárias da doação as associações de Desenvolvimento Comunitário Sustentável, Beneficente São Tomás de Cantuária (ABSTC), dos Moradores do Conjunto Habitacional Novo Horizonte, Missionária Evangélica Missão Vida Bahia, Pestalozzi de Camaçari, Cultural Berimbau Arte Brasil, além do Centro de Ação Comunitária e Filantrópica Zilda Aranha (Ceza) e o Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo.

Seguindo o cronograma da pasta, a próxima compra do PAA, que corresponde a 8ª deste ano, acontece no dia 2 de outubro.

Mais Notícias

Obras de requalificação e urbanização em Guarajuba prosseguem

Obras de requalificação e urbanização em Guarajuba prosseguem

Pagamento do IPTU 2024 com desconto de 10% segue até 11 de março

Pagamento do IPTU 2024 com desconto de 10% segue até 11 de março

Camaçari vai sediar XVIII Seminário da ACTEBA

Camaçari vai sediar XVIII Seminário da ACTEBA

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us