Agentes participam de capacitação

Iwwa Agência
Publicado 08/05/2014 02:05:47

Cinquenta agentes de combate às endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Camaçari participam de capacitação para atuar no Programa de Controle da Leishmaniose Visceral e da Raiva. A formação acontece nesta quinta-feira (08/05), das 8h às 16h, no auditório do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no bairro Dois de Julho. 

A iniciativa prepara os agentes para combater todas as endemias, além de passar orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. A proposta é realizar cursos de atualização para as doenças de chagas, esquistossomose e malária, em datas ainda a serem definidas.   

Dividida em duas etapas, uma teórica e outra prática, a capacitação iniciada aborda aspectos epidemiológicos, laboratoriais e clínicos das doenças leishmaniose e raiva e apresenta medidas preventivas para combater a proliferação do vetor, como saneamento básico e limpeza do ambiente. A parte prática será realizada dia 15 de maio, em local a definir.    

Para as agentes de endemias Neuryane Sales e Joana Darc Santos, de 35 e 40 anos, respectivamente, a capacitação é importante, pois amplia os conhecimentos e contribui para a atuação em campo. “Quero adquirir mais informações para atuar em todos os programas de saúde e não ficar restrita apenas a uma área”, observou a agente Joana Santos, que atua na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Verdes Horizontes.    

Ao todo, a capacitação vai contemplar 72 agentes, sendo 42 da sede e 30 da orla. Os treinamentos teórico e prático dos agentes da orla acontecem nos dias 13 e 20 de maio, respectivamente. O curso será realizado das 8h às 16h, na sede da Associação Beneficente e Cultural de Areias, na localidade de Areais.    

O treinamento prático do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral e da Raiva será realizado em campo, através do preenchimento de formulários, coleta de amostra para uso do teste rápido para triagem e realização de sorologia.  A aula prática do programa de Controle da Raiva consiste no preenchimento de formulários e vacinação de cães e gatos. 

PROJETO PILOTO

Camaçari é o primeiro Município da Bahia a participar do projeto piloto de pesquisa para determinar a eficácia da coleira repelente como método de controle da Leishmaniose Visceral. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a Sesau (Secretária Municipal da Saúde).

Ao todo, o projeto contempla duas localidades do Município, Monte Gordo, que está na fase de coleiramento dos cães diagnosticados como negativo na sorologia e Pé de areias, em Jauá, onde são feitas a coleta de sangue dos animais e borrifação de inseticidas, etapas que antecedem o coleiramento.    

Slideshow | 4 fotos

Agentes participam de capacitação

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.