Afrodescendentes são homenageados

Iwwa Agência
Publicado 23/11/2011 12:11:53

O Dia da Consciência Negra, comemorado no último domingo (20), foi tema de sessão especial na Câmara Municipal de Camaçari. Na ocasião, 14 personalidades receberam a medalha Zumbi dos Palmares. A honraria é conferida a pessoas que contribuem com projetos e ações em defesa dos direitos dos negros.

Durante a sessão, o prefeito Luiz Caetano afirmou orgulhoso que o processo de conquistas sociais dos negros é fruto de reivindicações e que Camaçari faz parte dessa história. “O combate ao preconceito racial é uma das prioridades da minha gestão e isso, no Município, é realizado através da conscientização da população”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, é de suma importância discutir as questões de raça. “Camaçari reafirma o compromisso com a população trabalhando em defesa dos direitos dos negros”, salientou.

Com o tema Mulher Negra em Ascensão, a juíza Luislinda Valois ministrou uma palestra sobre Justiça e Igualdade, ocasião em que a magistrada contou a trajetória pessoal até tornar-se a primeira juíza negra do Brasil.

Prestes a ser desembargadora, Luislinda Valois declarou que Camaçari está no caminho certo no que diz respeito às ações voltadas para políticas públicas em prol dos negros. “Sou apaixonada por esta cidade e sempre que venho aqui me sinto em casa”, acrescentou.

Além de ser condecorada com a medalha Zumbi dos Palmares, a juíza recebeu outras homenagens. Os alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) apresentaram uma peça sobre a mulher negra na sociedade, com ênfase na vida da jurista, e representantes da Economia Solidaria de Camaçari presentearam a magistrada com uma peça de artesanato.

A sessão especial, realizada na terça-feira (22/11), contou ainda com a apresentação da cantora da banda Didá, Carla Lis, e com a leitura de um poema em homenagem ao professor e servidor da Câmara Municipal, Vinícius Viana, falecido no dia 28 de agosto. Um palco para apresentação da banda Batuque Black foi montado na área externa da Câmara.

 MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES

A medalha Zumbi dos Palmares foi instituída no Município pela resolução 18/2009, requerida pelo vereador José Marcelino (PT). O objetivo é homenagear anualmente os negros e afrodescendentes que se destacam na promoção do desenvolvimento social, político, cultural e econômico, com ações relevantes à comunidade de Camaçari.

Foram agraciados também com a medalha Zumbi dos Palmares o músico Claudinei Rosa, o “Nego D’Água”, o deputado estadual Bira Corôa (PT), o deputado federal Márcio Marinho (PRB), o radialista Roque Santos, o médico Ubirajara Jorge Muniz da Silva, Eudes Lindemberg Siqueira, maestro da Filarmônica 28 de Setembro, o presidente da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), Gilmar Joaquim de Jesus, e o servidor da Secult (Secretaria da Cultura), João Teixeira Borges.

Também foram agraciados a assessora da Comissão de Promoção e Igualdade da Assembléia Legislativa da Bahia, Cristiane Santos da Silva, conhecida como “Kiazala”, o integrante do grupo sócio-político-cultural Candeeiro Urbano, Edvaldo de Souza dos Santos Júnior, o membro da Organização Soka Gakkai Internacional, Luzinete Oliveira de Jesus, o diretor da Associação das Rádios Comunitárias da Bahia, Mário Augusto Santos Lima, e o servidor da Câmara Municipal de Camaçari, Raimundo Oliveira Santos.

A sessão ainda contou com as presenças dos secretários do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, do Esporte e Lazer, Ademar Lopes, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, e da Mulher, Aurenita Castillo. A prefeita da cidade de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, e o Ministro da Diáspora Negra do Senegal, Amador Faye, também participaram da sessão.  

Slideshow | 5 fotos

Afrodescendentes são homenageados

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.