Açu da Capivara ganha abastecimento de água

Iwwa Agência
Publicado 27/06/2008 09:06:00

O abastecimento de água ficou mais fácil para os moradores de Açu da Capivara, povoado de Arempebe, com a construção de um poço artesiano. Durante a inauguração, realizada na tarde de quinta-feira (26/06), também foi entregue à Associação de Moradores Produaçu, que passou por reformas. As intervenções beneficiam cerca de 250 pessoas de 60 famílias.

O fornecimento de água é feito por um sistema formado por poço artesiano e caixa d`água localizada próximo às residências. A caixa tem capacidade de armazenamento de 10 mil litros, que escoa por duas torneiras.

Os moradores do local conviveram com a escassez de água potável por 13 anos. “Hoje o nosso sistema de abastecimento está ótimo. Tem água boa, farta e de qualidade para beber, cozinhar e fazer as coisas da casa. Até a produção dos alimentos ficou melhor”, afirma o agricultor José Paulo da Silva, 79 anos.

Além do poço artesiano, os moradores contam com uma nova associação que ganhou nova rede elétrica, forro, construção de novos espaços para atividades e banheiro. No local também funciona uma escola infantil para 22 alunos. Após a reforma, eles passaram a contar com uma estrutura mais confortável para assistir as aulas.

“Essa associação funciona há 12 anos e nunca teve paredes, apenas um forro de eternit. Quando chovia, meus filhos não vinham estudar porque molhava a sala inteira e isso era um prejuízo para o aprendizado. Hoje acho uma maravilha quando meus filhos chegam em casa e me contam uma novidade que aprenderam na escola”, desabafa Cristina Santos Sousa, mãe de Pierre Vinícius Sousa, de 8 anos, e Rebeca Sousa, 6 anos. “A sala arrumada me dá mais vontade de estudar”, acrescenta a pequena Rebeca Sousa.

Na oportunidade, o prefeito Luiz Caetano prometeu consertar o chafariz da região e garantiu ensino de qualidade às crianças que moram em Açu da Capivara. “Uma escola montada de forma adequada estimula a freqüência e o aprendizado dos alunos. A minha pretensão é construir uma boa unidade educacional aqui”.

Marcaram presença na inauguração, os secretários municipais do Saneamento (Sesan), Everaldo Siqueira, e da Agricultura e Pesca (Seap), Domingos Barbosa, vereadora Luiza Maia (PT) e líderes comunitários.

Foto: Nelinho Oliveira

Sistema armazena 10 mil litros e atende 60 famílias -

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us