Ações de combate à dengue na feira de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 12/11/2008 07:11:12

A campanha de combate à dengue beneficia agora os feirantes do Centro Comercial de Camaçari. Até sexta-feira (14/11), 20 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visitam as barracas com campanha educativa e panfletagem.

A proposta é atender os dois mil permissionários, que estão organizados em boxes ou bancas. O Centro Comercial foi escolhido por ser um local de grande aglomeração.

“Como os trabalhadores da feira passam o dia inteiro fora de casa, só conseguimos atingir esse público no ambiente de trabalho”, explica Vânia Maria dos Santos, educadora em saúde do CCZ.

Na próxima semana, deverá haver reunião entre o centro e a Defesa Civil, com o objetivo de buscar parcerias que intensifiquem as ações preventivas e os mutirões. Também serão definidos novos bairros para atuação das equipes.

Todos os mutirões são estabelecidos em conjunto com os representantes da comunidade, agentes comunitários e de saúde, supervisores, Secretaria da Educação (Sesau), além da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), responsável pela coleta dos criadouros.

Segundo informações da CCZ, a maior predominância do mosquito está em depósitos de água como tonéis, tanques e barris localizados nas residências, que respondem por 90% dos focos.

PROJETO NAS ESCOLAS
Por enquanto, o CCZ continua as ações do projeto Dengue Fora Daqui nas escolas do Município. Os trabalhos seguem até o final do ano letivo. O objetivo é conscientizar alunos e professores sobre formas de prevenção da doença.

O projeto prevê a distribuição de panfletos educativos, folders, faixas e cartazes com informações de como evitar a dengue. A equipe ainda monta um estande onde o Aedes Aegypti pode ser visualizado através de microscópio. Palestras ajudam os participantes a esclarecer as dúvidas.

Nesta quinta-feira (13/11), as atividades do Dengue Fora Daqui acontecem na Escola José Marques Teixeira, em Barra do Pojuca. Na sexta-feira (14/11), continua, pela manhã, na mesma unidade de ensino e na Escola Santa Luzia, em Tiririca, nos dois turnos.

Entre o mês de fevereiro e o dia 7 deste mês, foram realizadas visitas em 235.742 residências, 483 palestras, 28 oficinas, sete seminários, 18 feiras de saúde, nove caminhadas, além da distribuição de 11.360 capas para reservatórios.

Foto: Marina Silva / Arquivo

Agentes do CCZ visitam barracas até sexta-feira -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.