As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, em Camaçari, não param. O projeto Dengue Fora Daqui, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde (Sesau), tem novas atividades de quarta até domingo (12 a 16/05).
Durante todo o dia de quarta-feira (12/05), serão divulgadas informações a respeito da doença através de carro de som no Parque Florestal, Parque Satélite e Bomba.
Na quinta-feira (13/05), acontecem palestras nas escolas Carpe Diem e Criança Esperança, das 9h as 16h30, ambas na Gleba E. Os moradores dos bairros Ulysses Guimarães, Phoc 1, 2 e 3 também serão beneficiados com divulgação de mensagens educativas.
Várias atividades estão marcadas para sexta-feira (14/05). Um mutirão educativo será realizado, das 8h às 12h, no bairro da Gleba H, com abertura na escola municipal Alberto Brandão.
A programação conta com reunião junto a lideranças comunitárias, palestras nas escolas, igrejas e associações de moradores, montagem de estande, panfletagem, visitas domiciliares, distribuição de folhetos e capas para tonéis e tanques. A ação tem a parceria dos agentes comunitários de saúde, Limpec, Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), escolas municipais e particulares, Tiro de Guerra e Defesa Civil.
Ainda na sexta-feira, no Cras/Casa da Família, em Buris Satuba, tem montagem de estande sobre a Dengue, com demonstração laboratorial do ciclo de vida e dos criadouros do Aedes Aegypti, além de divulgação de carro de som, distribuição de folhetos e palestra para professores e alunos da creche Santa Maria, das 9h as 16h30 e membros da igreja Transcultural, na Gleba E, às 19h.
Encerrando as atividades, no domingo (16/05) acontece uma palestra para os membros da Igreja do Evangelho, às 19h, na Gleba E.
O objetivo das ações é educar e sensibilizar a comunidade para assumir a co-responsabilidade na prevenção e controle da doença, através da mudança de hábitos, não permitindo a propagação do mosquito nas residências e permitindo a visita dos agentes de saúde nos domicílios.