Ação reforça combate à tuberculose

Iwwa Agência
Publicado 23/03/2012 01:03:00

Cerca de 150 pessoas participaram da caminhada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a ser comemorado neste sábado (24/03). A ação, realizada nesta sexta-feira (23/03) pela Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), teve início às 8h30, com partida da Biblioteca Jorge Amado, na avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), até a praça Desembargador Montenegro.

Com o slogan Tuberculose: Conhecer para controlar, o grupo de trabalho de Camaçari percorreu as ruas da cidade com carro de som, faixas e cartazes, alertando a população para os riscos da doença, os sintomas e o tratamento disponível na rede municipal de saúde.     

No final do percurso foi oferecido um lanche para as pessoas que participaram da caminhada. Em seguida, foram realizadas diversas atividades culturais e educativas. O repentista Bule-bule e o grupo de teatro de fantoches da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Nova Vitória fizeram apresentações sobre o tema.

Durante a mobilização, a equipe da Saúde tirou dúvidas da população, distribuiu material informativo sobre a tuberculose, além de oferecer o teste rápido do HIV. As pessoas que apresentaram sintomas da tuberculose, como tosse consecutiva por mais de três semanas, receberam atendimento especializado.  

A agente comunitária de Saúde, Rita de Cássia, fez questão de levar as filhas para participar e se envolver na ação educativa. “A iniciativa é importante para conscientizar e alertar a sociedade sobre os sintomas da doença, que muitas vezes passam despercebidos”.   

De acordo com a responsável pela área técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Ana Iara, toda a rede de saúde do Município está preparada para fazer o atendimento. “Quase 90% dos casos são atendidos na rede básica, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e USFs”, informa.

Os casos que tiverem outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e HIV, são tratados na Referência Secundária da Policlínica do Centro. Os pacientes co-infectados pela tuberculose e o HIV recebem atendimento no CRES (Centro de Referência Especializada em Saúde).

A rede de saúde do Município possui ainda atendimento médico especializado com infectologista e pneumologista na Policlínica do Centro e pneumologia pediátrica no ambulatório do HGC (Hospital Geral de Camaçari). 

Slideshow | 3 fotos

Ação reforça combate à tuberculose

Mais Notícias

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da Lavagem de Jauá

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da L...

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us