Ação prossegue até 26 de novembro

Iwwa Agência
Publicado 29/10/2014 02:10:18

Com objetivo de identificar, quantificar, localizar e coletar as características de âmbito cultural, o mapeamento dos terreiros do Município, realizado pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), começou nesta quarta-feira (29/10) e prossegue até 26 de novembro.

A ialorixá Valdilene Silva dos Reis, conhecida como Ya Ofaribô, do terreiro Ilê Axé Ofaribô, no bairro Lama Preta, fez questão de comparecer no primeiro dia do mapeamento por considerar o cadastro importante. “É essencial que os terreiros sejam reconhecidos”, apontou a ialorixá do terreiro existente há oito anos.

Quando o mapeamento for concluído será feito o georreferenciamento dos terreiros para serem incluídos no projeto Cidade Legal, iniciativa da Prefeitura que promove a regularização fundiária.

Questões como imunidade tributária do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) nos espaços serão regularizadas pela Sefaz (Secretaria da Fazenda). A previsão da Secin é de que sejam cadastrados 50 terreiros. Neste primeiro dia foram cadastrados 13 entidades. O lançamento do mapeamento acontece dia 27 de novembro, às 14h, na Cidade do Saber.

O cadastramento é um projeto do PCRI (Programa de Combate ao Racismo Institucional) com o apoio das secretarias do Desenvolvimento do Turismo, de Educação, da Administração, de Governo, do Desenvolvimento Urbano, da Cultura, da Fazenda e da Saúde, além da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) e da Coordenação de Comunicação.

MAPEAMENTO

Para realizar o mapeamento dos terreiros é necessário que os representantes das comunidades compareçam com comprovante de residência, documentos pessoais do sacerdote (RG e CPF), além do documento da entidade representativa – Fenacab (Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro), Acbantu (Associação Cultural do Patrimônio Bantu) ou Afa (Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia).

O cadastramento é feito das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Secult, na avenida Eixo Urbano Central, em frente à Estação Ferroviária, no Centro.

 

Slideshow | 2 fotos

Ação prossegue até 26 de novembro

Mais Notícias

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor pelo Sebrae

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor p...

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as dos...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us