Ação prossegue até 26 de novembro

Iwwa Agência
Publicado 29/10/2014 02:10:18

Com objetivo de identificar, quantificar, localizar e coletar as características de âmbito cultural, o mapeamento dos terreiros do Município, realizado pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), começou nesta quarta-feira (29/10) e prossegue até 26 de novembro.

A ialorixá Valdilene Silva dos Reis, conhecida como Ya Ofaribô, do terreiro Ilê Axé Ofaribô, no bairro Lama Preta, fez questão de comparecer no primeiro dia do mapeamento por considerar o cadastro importante. “É essencial que os terreiros sejam reconhecidos”, apontou a ialorixá do terreiro existente há oito anos.

Quando o mapeamento for concluído será feito o georreferenciamento dos terreiros para serem incluídos no projeto Cidade Legal, iniciativa da Prefeitura que promove a regularização fundiária.

Questões como imunidade tributária do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) nos espaços serão regularizadas pela Sefaz (Secretaria da Fazenda). A previsão da Secin é de que sejam cadastrados 50 terreiros. Neste primeiro dia foram cadastrados 13 entidades. O lançamento do mapeamento acontece dia 27 de novembro, às 14h, na Cidade do Saber.

O cadastramento é um projeto do PCRI (Programa de Combate ao Racismo Institucional) com o apoio das secretarias do Desenvolvimento do Turismo, de Educação, da Administração, de Governo, do Desenvolvimento Urbano, da Cultura, da Fazenda e da Saúde, além da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) e da Coordenação de Comunicação.

MAPEAMENTO

Para realizar o mapeamento dos terreiros é necessário que os representantes das comunidades compareçam com comprovante de residência, documentos pessoais do sacerdote (RG e CPF), além do documento da entidade representativa – Fenacab (Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro), Acbantu (Associação Cultural do Patrimônio Bantu) ou Afa (Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia).

O cadastramento é feito das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Secult, na avenida Eixo Urbano Central, em frente à Estação Ferroviária, no Centro.

 

Slideshow | 2 fotos

Ação prossegue até 26 de novembro

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.