Ação municipal garante controle da dengue

ASCOM BOT
Publicado 20/11/2008 11:11:12

A situação da dengue em Camaçari se mantém dentro da normalidade, com nenhum óbito registrado este ano em virtude da doença. Desde janeiro, foram 50 casos registrados, número considerado baixo se levado em conta os 220 mil habitantes que vivem no Município.

Todas as ações contra o mosquito Aedes Aegypti vêm sendo rigorosamente executadas pela Prefeitura, inclusive visitas domiciliares por agentes de combate às endemias, distribuição de capas de tonéis, capacitação de agentes, além de palestras educativas em escolas da rede municipal, associações de bairro, feiras e creches comunitárias.

De janeiro a outubro, os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram 270.394 visitas em residências, 433.339 em depósitos, além da distribuição de 8.450 capas para reservatórios.

Foram feitas 353 palestras, 21 oficinas, 15 feiras de saúde, 13 mutirões de limpeza e a entrega de 452 materiais educativos. Cerca de 150 profissionais estão envolvidos nos trabalhos.

No entanto, o controle eficaz da doença se faz em parceria com os moradores, co-responsáveis pelo combate ao mosquisto transmissor.

Segundo informações da Secretaria de Saúde (Sesau), a maior incidência do Aedes Aegypti está em depósitos de água como tonéis, tanques e barris localizados nas residências, que respondem por 90% dos focos. “De cada 10 locais de proliferação, seis estão nos tonéis”, afirma o coordenador do CCZ, Marcos Nogueira.

O levantamento divulgado nesta quarta-feira (19/11) pelo Ministério da Saúde que aponta Camaçari como uma das cidades com maior risco de surto de dengue do país não significa necessariamente que o Município viverá o problema, até porque os esforços para combater a doença vão além da saúde e se estendem pela infra-estrutura e saneamento básico.

O abastecimento de água está em fase final de regularização, com obras na sede e na orla. O saneamento básico, que atendia menos de 3% das residências, está sendo ampliado e beneficiará 70% das famílias do Município nos próximos cinco anos.

Foto: Marina Silva / Arquivo

Técnicos visitam residências e distribuem capas para tonéis -

Mais Notícias

Melhoria em pavimento interdita provisoriamente a Jorge Amado no sentido HGC

Melhoria em pavimento interdita provisoriamente a Jorge Amado no se...

Leitos de internamento e regulação de pacientes é tema de reunião entre Sesau e diretoria do HGC

Leitos de internamento e regulação de pacientes é tema de reunião e...

Prefeitura de Camaçari orienta sobre processo de matrícula para 2021

Prefeitura de Camaçari orienta sobre processo de matrícula para 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.