Na manhã desta terça-feira (10/02), 40 pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social foram beneficiadas com ações de saúde e cidadania, a exemplo de aferição de pressão arterial, baciloscopia e cultura de escarro, teste rápido para sífilis e HIV/AIDS e corte de cabelo e barba.
As ações fazem parte da 3ª edição do projeto Café com Conversa, iniciativa da Sesau (Secretaria da Saúde) em parceria com a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), que visa conter o avanço da tuberculose e da hanseníase. Para isso, foi realizada busca ativa com a população em situação de rua para identificar pessoas com problemas de respiração, através de análises, exames e avaliações clínicas.
“Gostei da iniciativa. O atendimento foi muito bom”, afirmou o morador em situação de rua Gilvânio Jesus dos Santos, de 34 anos. Ele passou por atendimento médico e odontológico e recebeu a receita para tomar a medicação necessária na USF (Unidade de Saúde da Família) do Ponto Certo. Ele fez o teste rápido para sífilis e HIV/AIDS.
As pessoas foram orientadas sobre prejuízos na utilização do álcool e outras drogas e receberam preservativos. Quem estava com a caderneta de vacinação desatualizada foi imunizado contra tétano, hepatite B e febre amarela.