A Secretaria da Saúde de Camaçari, através do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), realizou na manhã de hoje (10/02) mais uma ação de prevenção e combate à dengue. Desta vez, a iniciativa aconteceu em sinaleiras da sede e orla do Município, com participação de 141 agentes de endemias.
A medida alerta a população sobre o aumento no número de casos da doença durante as férias e o verão. Na sede, a panfletagem foi realizada nos semáforos da praça de Abrantes, 46, Prefeitura e Estação Rodoviária. Na orla, a ação ocorreu em Arembepe, Jauá, Areias, Monte Gordo, Vila de Abrantes, Catu de Abrantes e Gaurajuba.
De acordo com a coordenadora de educação e saúde da Sesau, Vânia Andrade, a atividade de hoje é mais uma forma de incentivar a população para assumir a co-responsabilidade no controle do mosquito, evitando novos casos de dengue.
A agente de endemias Rosângela Sales contou que ao receber os folhetos as pessoas aproveitavam para tirar as dúvidas sobre as formas de prevenção. Geralmente as pessoas já conhecem a campanha e recebem o agente bem. Tiram dúvidas sobre como proteger as caixas d água e como as folhas e galhos devem ser removidos para que o mosquito não se prolifere.
O estudante Matheus Carvalho, 13 anos, aderiu a campanha. Da janela do ônibus escolar convocou a turma e incitou o coro: Dengue fora daqui. Entusiasmado, Matheus declara que segue a risca as ações de combate à dengue impressa no folheto.
Para o motociclista Mic Souza, prevenir ainda é a melhor opção. Em minha casa até meus filhos estão atentos e envolvidos no combate ao mosquito.
Paralelo a atividade nas sinaleiras, agentes de saúde reforçam a campanha nos bairros da sede e orla com atividades extras de colagem de cartazes, panfletagem e mensagens educativas.

Distribuição de panfletos alerta à população sobre a dengue -