Ação da Defesa Civil evita riscos para população

Iwwa Agência
Publicado 22/04/2009 02:04:56

As chuvas das últimas 24 horas não chegaram a assustar os moradores de Camaçari. O trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Defesa Civil (Codec) reduziu, de forma considerável, as ocorrências.

Serviços preventivos de drenagem, aliados à construção de canais, limpeza do rio Camaçari, de bueiros, e manutenção da rede pluvial garantem tranquilidade para a população durante o período chuvoso, assegura o coordenador Maurício Bonfim.

A Codec registrou 14 chamados distribuídos entre os bairros Gleba C, Novo Horizonte, Nova Vitória, Inocoop, Bairro dos 46, Parafuso, Centro e Jardim Brasília.

De acordo com a Codec, a maioria das ocorrências está ligada a alagamentos, árvores com risco de cair, pedidos de vistorias técnicas em muros e lajes e um pequeno deslizamento de terra no condomínio Nova Camaçari, no bairro Gleba C.

O caso mais grave foi registrado na tarde desta quarta-feira. Uma casa com risco de desabamento, no bairro Lama Preta, foi interditada e a família retirada pela Prefeitura para um local seguro.

PLANTÃO DIA E NOITE
Qualquer irregularidade que indique desabamento de encostas ou rachadura em residência, o morador deve ligar para o telefone 199 e solicitar visita da equipe da Codec. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

Maurício Bonfim pede o apoio da população para não jogar lixo nos rios e córregos, nem deixar os sacos com descarte doméstico fora do horário de coleta do caminhão da Limpec.

A Codec também está preocupada com os trotes para o telefone 199. Os falsos avisos dificultam o trabalho das equipes, explica o coordenador.

ZONAS DE RISCO
Ainda segundo a Coordenação, as áreas de maior risco são os bairros de Jardim Brasília e Nova Vitória. A Codec trabalha com 25 servidores durante o dia e 10 profissionais à noite.

Além de cumprir os chamados, a equipe orienta a população a não construir próximo a encostas, evitar a propagação de rachaduras nas paredes, deixar limpos os canais de escoamento e não depositar lixo ou entulho nos morros nem em locais molhados.

A Defesa Civil trabalha com caminhões pipa, de limpeza de fossa, retro escavadeira, pá escavadeira, além de automóveis e motos.

PREVISÃO
Segundo o Climatempo, a previsão para quinta-feira (23/04), é que o clima permaneça chuvoso, com a temperatura variando entre 22 e 29 graus. A previsão do índice pluviométrico é bem menor do que o registrado nesta quarta-feira (22/04), apenas 5 milimetros de chuva, contra 14 desta quarta-feira (22/04).

Slideshow | 2 fotos

Ação da Defesa Civil evita riscos para população

Mais Notícias

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e propostas

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.