Ação da Defesa Civil evita riscos para população

Iwwa Agência
Publicado 22/04/2009 02:04:56

As chuvas das últimas 24 horas não chegaram a assustar os moradores de Camaçari. O trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Defesa Civil (Codec) reduziu, de forma considerável, as ocorrências.

Serviços preventivos de drenagem, aliados à construção de canais, limpeza do rio Camaçari, de bueiros, e manutenção da rede pluvial garantem tranquilidade para a população durante o período chuvoso, assegura o coordenador Maurício Bonfim.

A Codec registrou 14 chamados distribuídos entre os bairros Gleba C, Novo Horizonte, Nova Vitória, Inocoop, Bairro dos 46, Parafuso, Centro e Jardim Brasília.

De acordo com a Codec, a maioria das ocorrências está ligada a alagamentos, árvores com risco de cair, pedidos de vistorias técnicas em muros e lajes e um pequeno deslizamento de terra no condomínio Nova Camaçari, no bairro Gleba C.

O caso mais grave foi registrado na tarde desta quarta-feira. Uma casa com risco de desabamento, no bairro Lama Preta, foi interditada e a família retirada pela Prefeitura para um local seguro.

PLANTÃO DIA E NOITE
Qualquer irregularidade que indique desabamento de encostas ou rachadura em residência, o morador deve ligar para o telefone 199 e solicitar visita da equipe da Codec. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

Maurício Bonfim pede o apoio da população para não jogar lixo nos rios e córregos, nem deixar os sacos com descarte doméstico fora do horário de coleta do caminhão da Limpec.

A Codec também está preocupada com os trotes para o telefone 199. Os falsos avisos dificultam o trabalho das equipes, explica o coordenador.

ZONAS DE RISCO
Ainda segundo a Coordenação, as áreas de maior risco são os bairros de Jardim Brasília e Nova Vitória. A Codec trabalha com 25 servidores durante o dia e 10 profissionais à noite.

Além de cumprir os chamados, a equipe orienta a população a não construir próximo a encostas, evitar a propagação de rachaduras nas paredes, deixar limpos os canais de escoamento e não depositar lixo ou entulho nos morros nem em locais molhados.

A Defesa Civil trabalha com caminhões pipa, de limpeza de fossa, retro escavadeira, pá escavadeira, além de automóveis e motos.

PREVISÃO
Segundo o Climatempo, a previsão para quinta-feira (23/04), é que o clima permaneça chuvoso, com a temperatura variando entre 22 e 29 graus. A previsão do índice pluviométrico é bem menor do que o registrado nesta quarta-feira (22/04), apenas 5 milimetros de chuva, contra 14 desta quarta-feira (22/04).

Slideshow | 2 fotos

Ação da Defesa Civil evita riscos para população

Mais Notícias

Casa da Criança abrilhanta desfile cívico com resgate da Banda Mirim

Casa da Criança abrilhanta desfile cívico com resgate da Banda Mirim

Sejuv apresenta os avanços do esporte e inclusão social no 28 de Setembro

Sejuv apresenta os avanços do esporte e inclusão social no 28 de Se...

Desfile da Secult aborda centenário da Semana da Arte Moderna

Desfile da Secult aborda centenário da Semana da Arte Moderna

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us