Dando continuidade a atividade idealizada para o ciclo de lavagens do município, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) promoveu na manhã desta sexta-feira (20/1), durante a Lavagem de Monte Gordo, na costa do município, mais uma ação de conscientização sobre a necessidade de combater o trabalho infantil.
Com a temática Brincar é Minha Praia – Chega de Trabalho Infantil, a iniciativa que é realizada pela Coordenadoria de Proteção Especial (CPE) e faz parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), foi apresentada para munícipes, comerciantes e também para o público da festa.
A equipe seguiu o mesmo fluxo de trabalho realizado na semana passada na lavagem de Barra do Pojuca, distribuiu panfletos, conversou com comerciantes e colocou cartazes nos estabelecimentos.
A técnica do PETI, Karla Soares, falou sobre o apoio recebido da comunidade. “Nosso intuito é sensibilizar toda a sociedade contra o trabalho infantil. Hoje fizemos essa atividade no comércio tanto em Guarajuba, como em Monte Gordo, recebemos muito apoio dos comerciantes e as pessoas também entenderam a proposta”, disse.
Gerente da Média Complexidade de Proteção Social Especial, Shirley Cerqueira, reforçou que as crianças devem fazer atividades referente a idade dela e que são garantidas por direito. “Estamos pedindo durante a ação, que as pessoas não comprem coisas na mão de crianças, mas comprem com os pais delas, para que essas crianças aproveitem o que é seu por direito, como o brincar, o estudar e na fase adulta elas poderão exercer essas atividades de forma correta”, disse.
A ação contou com a participação das equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) e do Conselho Tutelar da costa. Vale lembrar que a iniciativa também integra as atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).






