A ação Trânsito nas Escolas aconteceu nesta sexta-feira (11/09), na Escola Municipal Cosme de Farias, no bairro Phoc I. Cerca de 300 alunos do ensino fundamental II, com idades de 10 a 15 anos, participaram de seis oficinas sobre leis do trânsito, realizadas pela STT (Superintendência do Trânsito e Transporte).
As palestras são interativas e para este grupo foi pensada uma oficina especial sobre Cinquentinha – motocicletas de 50 cilindradas -, por conta dos altos índices de acidentes. A intenção da STT é alertar os estudantes sobre as negligências e informar a lei em tramitação que vai exigir a carteira de habilitação para pilotar esse tipo de veículo.
A estudante do 9º ano, Samara Santana Martins, de 14 anos, destacou a importância da ação, que proporciona mais segurança para todos os envolvidos no trânsito. Ela garantiu que virou uma multiplicadora das informações, já que sempre observa os colegas atravessando a rua fora da faixa de pedestres.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Cintia Valverde, é importante tratar desse tema na escola “por ser algo que está inserido no nosso contexto de vida, não tem como dissociar. Além disso, a intenção é que eles aprendam a cuidar de si e do outro”, afirmou. A escola realiza um projeto anual que tem o trânsito como tema central.
Dentre os assuntos abordados pela ação Trânsito nas Escolas estão a ressignificação do agente de trânsito, o piso tátil, no qual o aluno é colocado no lugar do outro para sentir as dificuldades, a melhor forma de realizar a travessia, placas de sinalização próximas ao cotidiano dos estudantes e o uso e preservação do transporte público. Na última quarta-feira (09/09), a ação contemplou os alunos da educação infantil.
Inicialmente pensada para ser realizada na Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, a ação foi estendida por conta da demanda e importância do tema. Outras escolas públicas e particulares estão programadas para receber a iniciativa. Quem deseja participar das oficinas deve solicitar à STT, via ofício ou através do e-mail stt.eduptransito@gmail.com.
As palestras são adequadas ao público, de acordo com faixa etária e vivência, e realizadas pelos agentes de Trânsito e Transporte. A ação é desenvolvida pela STT, através da Diretoria Técnica de Trânsito, por meio da Gedut (Gerência de Educação para Trânsito), e em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação). A intenção é que este seja um trabalho contínuo.