Ação beneficiará 48 mil pessoas

Iwwa Agência
Publicado 26/05/2011 04:05:12

Foi lançado quinta-feira (26/05), na Cidade do Saber, o projeto Bem Cuidado, da Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari, que visa cuidar dos usuários, trabalhadores e gestores da saúde. O projeto piloto atua através de três linhas: Sala de Espera, Movimente Camaçari e Cuidando do Cuidador.

A iniciativa vai beneficiar mais de 48 mil pessoas, entre usuários do SUS (Sistema Único da Saúde) e trabalhadores da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) que atuam em 12 USFs (Unidades de Saúde da Família) da sede e da orla de Camaçari. As atividades iniciam nesta sexta-feira, com exceção das aulas de natação e hidroginástica, marcadas para o dia 6 de junho.  

Inicialmente, o Bem Cuidado vai ser desenvolvido nas USFs dos bairros Verdes Horizonte, Piaçaveira, Ponto Certo, Gravatá, Nova Vitória, Novo Horizonte, Parque Florestal, Buri Satuba, Phoc 3, Parque das Mangabas e Parafuso, na sede do Município, além da USF de Fonte das Águas, em Arembepe. A proposta é expandir a ação para todas as 28 USFs da rede municipal de saúde.

De acordo com a Sesau, as unidades contempladas no primeiro momento foram escolhidas em função de terem sido construídas dentro de um padrão de ambiência e oferecerem a estrutura necessária para abrigar o projeto, com sala de espera, auditório e área externa para atividade física.

Desenvolvido pela Sesau, o Bem Cuidado será executado por meio de um convênio firmado entre a Secretaria e a Cidade do Saber. Cerca de 180 pessoas vão trabalhar no projeto, que pretende realizar, no prazo de um ano, 10.080 intervenções sócio-educativas na sala de espera, 1.440 sessões de ginástica em grupo e 1.840 aulas de hidroginástica e natação.

O projeto também vai capacitar 300 profissionais da saúde, afixar 80 telas artísticas nas unidades e produzir 12 vídeos institucionais, um em cada unidade contemplada.

SALA DE ESPERA

O subprojeto vai tornar as salas de espera dos postos de saúde mais agradáveis, otimizar o tempo de espera pelo atendimento e passar informações relativas à saúde para os pacientes.

Para criar um clima mais aconchegante, nas unidades de saúde foram fixadas telas com pinturas artísticas produzidas nas aulas de artes plásticas da Cidade do Saber.

Além disso, todos os dias haverá apresentações esportivas e artísticas com música, teatro e aulas de alongamentos, promovidas pelos Amigos da Saúde. Durante o projeto Bem Cuidado, também serão produzidos vídeos institucionais.

 MOVIMENTE CAMAÇARI

O objetivo do Movimente Camaçari é trabalhar a prevenção à saúde, promover o bem estar físico e uma melhor qualidade de vida à população, promovendo o desenvolvimento integral do cidadão.

Destinado aos pacientes do programa Hiperdia, que realiza acompanhamento dos pacientes com hipertensão e diabetes, o Movimente Camaçari vai funcionar em dois espaços. Nas unidades de saúde, com a realização de ginástica em grupo, e na Cidade do Saber, com as aulas de natação e hidroginástica.

No total, serão 300 vagas para os cursos de hidroginástica e natação. Cada unidade de saúde terá 25 vagas e realizará a seleção dos pacientes contemplados de acordo com os critérios estabelecidos, como ter mais tempo no programa e estar com a pressão arterial e glicemia controladas.

CUIDANDO DO CUIDADOR

A terceira linha do projeto é destinada exclusivamente para os funcionários e gestores da saúde. Através do subprojeto, 300 profissionais vão participar de aulas teóricas, praticas e de dinâmicas em grupo para desenvolverem o pensamento reflexivo sobre eles e sobre a relação que estabelecem com o outro e com a sociedade.

Slideshow | 2 fotos

Ação beneficiará 48 mil pessoas

Mais Notícias

Obras de requalificação e urbanização em Guarajuba prosseguem

Obras de requalificação e urbanização em Guarajuba prosseguem

Pagamento do IPTU 2024 com desconto de 10% segue até 11 de março

Pagamento do IPTU 2024 com desconto de 10% segue até 11 de março

Camaçari vai sediar XVIII Seminário da ACTEBA

Camaçari vai sediar XVIII Seminário da ACTEBA

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us