A 1ª Feira de Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Gravatá, realizada nesta quinta-feira (24/02), na Igreja Adventista do bairro, teve o objetivo de divulgar os serviços oferecidos pela unidade. A iniciativa é do Departamento de Atenção Básica.
Na ocasião, a médica Ana Angélica Carvalho ministrou uma palestra sobre o funcionamento da USF, enquanto a enfermeira Renata Rios falou sobre a função dos agentes comunitários e a ação que desenvolvem no bairro.
A feira ofereceu também diversos serviços para comunidade, como aferição da pressão arterial, vacinação e estandes com material informativo sobre saúde bucal, combate à dengue e tuberculose, além da distribuição de kits odontológicos e preservativos.
Segundo a representante do Departamento de Atenção Básica da Secretária da Saúde, Monique Devaniê, é muito importante informar a comunidade sobre os diversos serviços que são oferecidos pela USF.
O metalúrgico Eder Santos aproveitou a folga no trabalho para visitar a feira e medir a pressão arterial. Segundo ele, com esta iniciativa “fica mais fácil cuidar da saúde, que acaba em segundo plano por conta da rotina de trabalho”.
As ações de promoção à saúde são constantes na USF do Gravatá. No dia 24 de março será realizado um evento comemorativo em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. Na ocasião, serão discutidas doenças como o câncer de mama e do colo do útero. A segunda Feira de Saúde da USF está prevista para acontecer no dia 5 de abril.
A unidade de saúde do Gravatá oferece serviços de pré-natal, puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos menores de dois anos), programa de hiperdia, planejamento familiar, odontologia, curativo, vacinas, clínica médica, regulação de exames, consultas especializadas, farmácia, visita domiciliar e atividades educativas.