Ouvir as demandas e propostas dos trabalhadores e gestores da área da saúde, usuários do SUS (Sistema Único de Sáude) e conselheiros locais são os principais objetivos das Pré-Conferências Municipais de Saúde.
Durante a abertura do ciclo de eventos, realizada na tarde desta quarta-feira (06/05), na Cidade do Saber, o secretário da Saúde, Washington Couto, ministrou palestra sobre Saúde Pública de Qualidade para Cuidar das Pessoas. Direito do Povo Brasileiro. Ele observou ainda que as pré-conferências aproximam ainda mais a comunidade do governo e permitem que ela opine sobre as decisões importantes para a saúde pública.
O ciclo de pré-conferências inclui ainda outros cinco eventos. Em todos haverá a eleição de delegados e propostas para a 6ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecem de 7 a 9 julho.
A representante dos usuários da saúde, Cleonice Esquivel, de 64 anos, também destacou a importância das pré-conferências. “Esse é o momento de falarmos o que precisamos na saúde do nosso Município. Temos que levar boas propostas à conferência”, ressaltou a moradora de Barra do Jacuípe.
As pré-conferências, que têm como tema Participação Social no Sus: Desafios e Perspectiva, acontecem até o dia 20, conforme programação abaixo. O evento de hoje reuniu cerca de 120 participantes.
Também participaram da abertura de ciclos de pré-conferências o vereador Elias Natan (PV) e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa.
LOCAIS E DATAS DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS
Quinta-feira (07/05) – 13h às 18h30
Centro Educacional Reitor Edgard Santos (Gleba A)
12/05 – 13h às 18h30
Cidade do Saber (Sede)
14/05 – 13h às 18h30
Escola Municipal Anísio Teixeira (Gleba E)
19/05 – 7h30 às 13h
Escola Municipal Marques de Abrantes (Vila de Abrantes)
20/05 – 7h30 às 13h
Escola Municipal Amélia Rodrigues (Monte Gordo)