Aberto ciclo de festas da orla

Iwwa Agência
Publicado 14/01/2011 04:01:30

A lavagem de Barra do Pojuca, que aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (14/01), abriu em grande estilo o ciclo de lavagens da orla de Camaçari e os festejos de São Francisco de Assis, padroeiro da localidade. A festa acontece há mais de 80 anos.

A estimativa da organização é de que cerca de 2 mil pessoas tenham acompanhado o cortejo, que saiu da praia de Itacimirim em direção a igreja, no centro de Barra do Pojuca.

A animação da festa ficou por conta de integrantes e banda dos Filhos de Gandhy, das tradicionais baianas, banda de sopro, do grupo cultural Esperma Cete, do Samba de roda e do Terno de Reis.

Nem mesmo o calor escaldante afugentou os participantes que, ao som de afoxés e marchinhas carnavalescas, se divertiram e prestaram homenagens para o santo, ao longo dos aproximados 2 quilômetros de percurso.

“Estou achando tudo maravilhoso. Fica melhor a cada ano”, revelou a moradora Maria de Lourdes Bonfim, que, devota de São Francisco, participa do evento há cerca de 40 anos.

Para o secretário da Administração, Ademar Delgado, que representou o prefeito Luiz Caetano, as festividades da orla “representam as peculiaridades da cultura camaçariense, além de manter viva a identidade cultural do Município”.

Segundo o presidente e vereador da Câmara Municipal, Zé de Elísio (PTdoB), “incentivar festejos populares e revitalizar localidades como Arembepe e Itacimirim contribui para resgatar as tradições, movimentar o comércio, atrair mais turistas e, principalmente, promover a união entre a sede e a orla”.

A lavagem terminou em frente a igreja do padroeiro, onde foram entoados os hinos de São Francisco de Assis e do Senhor do Bonfim. Os festejos, no entanto, prosseguem até segunda-feira (17/01). Logo mais, à noite, começam os shows musicais com as bandas Tá Quebrando, Sambaiano, No Estilo e Coisa Boa.

No sábado (15/01), a festa começa às 19h e a animação fica por conta das bandas Balanço no Gueto, É Jafras, Mega Hits e A Bronkka. Já no domingo (16/01), às 19h, se apresentam as bandas Tá Ligado, O Grude e Fantasmão.

Segunda-feira (17/01) acontece o Baile dos Coroas, na Associação dos Moradores. Marcado para começar a partir das 20h, a festa será animada por Augusto Dinno e Fogo de Lenha.

Ainda estiveram presentes na lavagem, os secretários municipais da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, das Relações Institucionais, Ademar Lopes, e da Habitação, Djalma Machado.

Também marcaram presença os vereadores Cléber Alves (PT), Luiza Maia (PT), Maria do Carmo Siqueira (PTB), Jorge Curvelo (DEM), Téo Ribeiro (PT) e Oto Maia (PSDB).

 ESTRUTURA

A realização da festa é uma tradição mantida pela Prefeitura, que garante toda a estrutura e segurança. Neste ano, foram montados 20 sanitários químicos, um palco, aparato de som e iluminação.

Também foram disponibilizados cerca de 70 homens da Polícia Militar, 15 seguranças patrimoniais, 10 fiscais da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), oito agentes da Defesa Civil e sete da Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), além de uma ambulância com quatro profissionais da Secretaria da Saúde (Sesau).

Toda a equipe permanece de plantão durante o evento, no intuito de garantir conforto e segurança para os participantes.

Slideshow | 4 fotos

Aberto ciclo de festas da orla

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.