A Semana do Livro e da Leitura foi aberta nesta segunda-feira (26/04), na Biblioteca Infanto-Juvenil, na praça Abrantes, com uma ampla programação cultural. Foram doados pela Fundação Pedro Calmon 11 kits literários, compostos por 200 livros cada, destinados a bibliotecas públicas, comunitárias e pontos de leitura do Município.
O evento vai até sexta-feira (30/04), nas bibliotecas Jorge Amado, na Radial A, e Ler é Preciso, em Vila de Abrantes. Os kits literários foram entregues pelo presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, que ressaltou a importância do incentivo da leitura e da parceria do órgão com as prefeituras. Ele também participou de uma das atividades, contando história para crianças de várias escolas.
Para Márcia Dantas, presidente da 1ª biblioteca comunitária de Arembepe, a Associação Cultural e Recreativa de Moradores da Caraúna, os livros vão proporcionar mais conhecimento para as 100 crianças que são atendidas no local. Segundo a presidente, o acervo da entidade sobrevive apenas de doações.
Outra beneficiada foi a Associação Cultural Padre Paulo Tonucci – Apito, que funciona na avenida Concêntrica. De acordo com a presidente Delia Bonninsegna, o kit é muito importante para o crescimento e o resgate da cultura. Nós temos muito a agradecer pelas crianças e jovens que, a partir de agora, terão um leque maior de aprendizado, destaca.
O secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, informou que o evento é uma homenagem ao Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 18 de abril, em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, e ao dia 23, instituído pela Unesco desde 1995, como Dia Mundial do Livro.
Segundo ele, a semana faz parte do projeto Abril da Leitura e do Leitor, voltado para crianças com idade acima de 3 anos. A finalidade é estimular o hábito da leitura desde a infância. Durante cinco dias, serão realizadas várias atividades, como leitura de clássicos da literatura, mostra de cinema, oficinas literárias, recitais e apresentações culturais.