Aberta inscrição para novos cursos

Iwwa Agência
Publicado 18/02/2014 12:02:26

A manhã desta terça-feira (18/02) foi bastante movimentada na sede da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), onde acontecem as inscrições para cinco novos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

São ofertadas 100 vagas, distribuídas entre os cursos de auxiliar de cozinha, copeira, manicure e pedicure, operador de caixa e atendente de lanchonete, ministrados pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As inscrições seguem até quarta-feira (19/02) ou enquanto durarem as vagas.

Na quinta e sexta-feira (20 e 21/02), acontecem as inscrições para capacitações oferecidas pelo IFBA (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia). O atendimento será realizado das 8h às 17h, também na sede da Secin.

De acordo com a subsecretária da Cidadania e Inclusão, Ara Brasil, a demanda é grande e a expectativa é realizar todas as 100 primeiras inscrições ainda hoje. “Os cursos de serviços têm uma empregabilidade maior para o perfil dos alunos do Pronatec/Brasil Sem Miséria”, destacou.

Para efetuar a inscrição, foram destacados seis profissionais da Secin. Em seguida, o candidato é direcionado para o ponto de apoio do Senac, em uma sala ao lado, para confirmar a matrícula. “Desta forma, agiliza o processo e a pessoa já sai com a vaga garantida”, observou a subsecretária Ara Brasil.

A dona de casa Silvia Dantas, de 39 anos, chegou cedo para garantir uma vaga no curso de auxiliar de cozinha. Segundo ela, esta é a oportunidade para voltar ao mercado de trabalho. “Quero me profissionalizar nesta área e trabalhar com o que gosto”, disse a moradora do Parque da Palmeiras.   

Moradora do bairro Nova Vitória, Jucicleide Araújo, de 46 anos, realizou a inscrição para o curso de copeira, o segundo realizado pelo Pronatec. Antes disso, ela fez a capacitação de porteiro e vigia. “Quero agregar vários conhecimentos para aumentar minhas chances de entrar no mercado de trabalho”, destacou.  

INSCRIÇÃO

Para realizar as inscrições dos cursos ministrados pelo IFBA é necessário apresentar original e cópia da identidade, CPF, número do PIS (Programa de Integração Social) ou cartão do Bolsa Família, comprovante de residência e cartão da Conta Caixa Fácil ou poupança na Caixa em nome do candidato.

É necessário ter entre 16 a 59 anos e ensino médio incompleto, com exceção dos candidatos ao curso de cuidador de idosos, que é preciso ter, no mínimo, 18 anos, e do curso de organizador de eventos, cujo pré-requisito é ter o ensino médio completo.

Os alunos menores de idade só podem efetuar a matrícula com a presença do responsável, que deve estar munido dos documentos de identidade e CPF, além dos documentos já citados acima. 

Ao todo, são oferecidas 150 vagas distribuídas entre os cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, almoxarife, recepcionista em meios de hospedagem, organizador de eventos, cuidador de idosos, assistente de planejamento e controle de produção.

 AULA INAULGURAL

A aula inaugural dos cursos oferecidos pelo Senac será realizada no dia 17 de março, às 14h, em local a definir. Enquanto a aula das capacitações ministradas pelo IFBA acontece na mesma data, porém, às 18h, no campus universitário de Camaçari, na avenida Jorge Amado.  

 

 

 

Slideshow | 4 fotos

Aberta inscrição para novos cursos

Mais Notícias

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.