Abastecimento de água melhora com parceria

Iwwa Agência
Publicado 28/07/2009 07:07:22

Camaçari vive uma nova realidade com relação ao abastecimento de água. A Prefeitura, em parceria com a Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento), realiza o sonho da população que hoje conta com água encanada. Neste ano, foram beneficiadas mais de 6 mil pessoas.

Desde março, quando as ações foram intensificadas, os técnicos da Embasa construíram mais de 13 quilômetros de rede na sede. Também realizaram 562 ligações nos bairros Alto do Triângulo, Parque Satélite/Ficam, Jaraguá, Jardim Limoeiro, Jardim Brasília, Gleba H, Santa Maria, Buris Satuba, Lama Preta, Phoc 1, 2 e 3, Bomba e Parafuso.

A dona de casa Marilice Bezerra da Silva, residente na Gleba H, disse que vive uma nova vida. “Hoje cozinho, lavo, passo e tomo banho de chuveiro, sem medo, porque sei que vou abrir a torneira e encontrar água encanada”.

A mesma satisfação é compartilhada pela moradora do Phoc 2, Severina Josefa da Silva. “Sofremos durante 17 anos, carregando baldes de água na cabeça. Agradecemos a Caetano pela mudança de vida”.

Um outro exemplo de benefício está na família de Umbelino Santos Souza. Ele possui um mercadinho há dois anos, na Gleba H, e a chegada da água ajudou a subsistência. Lembra que antes minha mulher tinha que acordar de madrugada para lavar roupa e a família usar o banheiro de forma racional, “para não viver na sujeira”.

A população da orla também é beneficiada com a ampliação do fornecimento de água. Até o meado de julho, foram construídos 15 quilômetros de rede e realizadas 748 ligações em Busca Vida, Itacimirim, Barra de Pojuca, Machadinho, Catu de Abrantes, Vila de Abrantes, Jauá, Areias, Arembepe e Malhadas.

BENEFÍCIOS
De acordo com o superintendente da Embasa em Camaçari, José Moreira, entre as novidades está à perfuração de um poço, próximo ao Morro da Manteiga, para melhoria do abastecimento no verão de 2010 da sede, e a colocação de 500 metros de rede no Gravatá e outros 500 metros na Radial B.

A parceria entre Prefeitura e Embasa também vai ampliar a rede em diversos bairros, contemplando cerca de 350 novas ligações em um total de 5 mil metros.

Um estudo de todo o sistema de água do Município vai garantir o planejamento para atender a demanda dos futuros empreendimentos que estão sendo construídos na sede.

Slideshow | 2 fotos

Abastecimento de água melhora com parceria

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.