Após ser prorrogada por duas vezes, por conta das fortes chuvas no mês de abril, as provas do Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino (Siaque), acontecem no próximo sábado (12/06).
Mais de 17 mil alunos do ensino fundamental (4ª a 8ª série), de 66 escolas do Município, participam do processo.
A avaliação institucional tem como proposta elaborar um diagnóstico da educação no Município, bem como identificar falhas no processo de aprendizagem dos alunos. O Siaque serve de referência também na construção de políticas públicas educacionais.
Para os estudantes da 4ª série, as provas são compostas por 15 questões de português e 15 de matemática, enquanto que para os alunos de 5ª a 8ª, são 26 perguntas de cada matéria.
As avaliações, aplicadas por professores do Município, serão realizadas nos dois turnos, respeitando o horário normal de aula do aluno.
A novidade deste ano são os cartões de respostas das provas. Os alunos devem anotar, sem rasuras, a alternativa escolhida em cada questão. Os documentos são similares aos utilizados em concursos públicos e vestibulares, e vão permitir a correção informatizada das provas.
A exceção é para as avaliações feitas pelos estudantes da 4ª série, que conta apenas com 15 perguntas e o sistema de correção foi desenvolvido para corrigir exames com 26 questões.
A iniciativa dá celeridade na divulgação dos resultados que devem ser informados oito dias após a aplicação das provas, no site da Prefeitura de Camaçari, no endereço www.camacari.ba.gov.br, e no da Secretaria da Educação (Seduc) – www.seduc.camacari.ba.gov.br.
O Siaque foi desenvolvido pela Seduc e realizado pela primeira vez no segundo semestre de 2008, em 11 escolas do Município. Em 2009, as provas foram aplicadas em todas as unidades de ensino de Camaçari.
Para 2010, a expectativa é de que com a correção informatizada, a avaliação seja aplicada novamente em novembro, quando será possível avaliar os alunos após algumas correções pedagógicas feitas com base no resultado das primeiras avaliações.

Mais de 17 mil alunos farão as provas -