Unifal recebe médicos do Hospital das Clínicas

Iwwa Agência
Publicado 09/04/2010 02:04:30

Os médicos especialistas em ortopedia, Gildásio Daltro, Fabiano Maltez e Edilton Lima, todos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), atendem nesta sexta-feira (09/04), durante todo o dia, 145 portadores de anemia falciforme.
Eles vieram a convite da Unifal (Unidade de Apoio as Pessoas com Doença Falciforme), que funciona no Cuidar, em parceria com a Associação Camaçariense de Pessoas Portadoras de Doença Falciforme.

Os profissionais vão examinar os casos para fazer um trabalho curativo e preventivo, avaliando e orientando minuciosamente todos os pacientes, a exemplo de Beatriz Pessoa, de 9 anos, residente no bairro da Nova Vitória.

O caso dela foi devidamente avaliado pelo pesquisador Gildásio Daltro, que faz transplante de células tronco em pacientes com doenças falciforme (ósseo). Segundo ele, a doença atingiu a coluna da menina, que vai precisar usar um aparelho corretivo viabilizado graças ao programa da Ufba.

Na opinião do profissional, a organização da Unifal é surpreendente e tem um modelo exemplar, desde o aconselhamento genético, cuidados, prevenção e orientação com relação à doença. “Encontrei os pacientes com as fichas prontas, organizadas e o atendimento está fluindo com a maior naturalidade”, destacou Gildásio Daltro.

Para a médica hematologista, Mercês Borja, que atende na unidade, a visita da equipe do Hospital das Clínicas representa um momento único no Município. “Antes os doentes tinham que se deslocar para Salvador para se tratar, agora eles têm toda a assistência que merecem aqui”.

No final dos atendimentos, acontece uma reunião com todos os profissionais envolvidos para avaliação e andamento dos casos mais graves. Camaçari é hoje referência no tratamento da anemia falciforme e atrai pacientes de Simões Filho, Dias D`Ávila, Alagoinhas, Esplanada e toda Região Metropolitana.

Foto: Carol Garcia

Paciente da Unifal é atendida por médico especialista -

Mais Notícias

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 10 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 10 de abril de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.