Unifal oferece café da manhã às pacientes da unidade

ASCOM BOT
Publicado 18/05/2018 04:05:09

As pacientes da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) receberam um acolhimento ainda mais especial nesta sexta-feira (18/5), oportunidade em que os profissionais da unidade ofereceram um saboroso café da manhã. A iniciativa acontece em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no último dia 13.

Além da homenagem às mães, a ação serviu ainda como um momento de troca de experiências entre os pacientes acometidos pela doença falciforme, bem como, aproximar e estreitar os vínculos deles com o Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, que no município é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau).

A senhora Adailda Santos, 53 anos, residente do bairro Nova Vitória, fez questão de participar do café da manhã. Ela descobriu a doença ainda criança e sofreu com as complicações. Moradora de outra cidade, foi em Camaçari que encontrou o atendimento necessário para poder conviver melhor com a patologia. “A minha qualidade de vida mudou depois que comecei a ser atendida pela Unifal. Eu fico muito emocionada com o tratamento que recebo aqui. Os profissionais, além de serem muito competentes, ainda nos mimam com essas atitudes”, declarou comovida.

A Unifal é uma importante rede de tratamento à doença falciforme, onde os portadores da patologia têm a garantia de melhor acompanhamento, com assistência especializada. De acordo com o coordenador da unidade, Ademário Ribeiro, atualmente o cadastro, entre adultos e crianças, contabiliza 259 pessoas com doença falciforme e outras 1.594 são atendidas no local.

Segundo a médica hematologista e hemoterapeuta Mêrces Borja, que ajudou a implantar o programa, Camaçari é um dos primeiro municípios da Bahia a implementar um serviço especifico voltado para anemia falciforme, o que pode ser considera um grande avanço para a rede de saúde municipal.

De acordo com ela, atualmente, a unidade acolhe ainda pacientes das cidades vizinhas e atende, além dos acometidos pela doença, os hematológicos, adultos e crianças. “O nosso trabalho é feito com muito comprometimento, pois sabemos as complicações e as dificuldades que uma pessoa portadora dessa enfermidade passa”, ressaltou.

A Unifal integra o Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar). Na unidade os usuários têm acompanhamento e assistência de uma equipe multiprofissional, formada por hematologista, nutricionista, assistente social, enfermeiros e psicólogos. Os pacientes podem ainda marcar procedimentos médicos, assim como exames laboratoriais, além de participar de atividades educativas desenvolvidas na unidade.

Situada à Rua da Natividade, Centro, ao lado da Central de Regulação Municipal, a unidade conta ainda com o apoio da Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme (ACAPDF), que através de um trabalho integrado realiza a busca ativa e acompanhamento dos pacientes.

Ainda estava previsto para acontecer hoje um mutirão de atendimento em ortopedia para os pacientes cadastrados na unidade. No entanto, por problemas técnicos, não pode ser realizado. A nova data e horário serão divulgados posteriormente.

 

 

Slideshow | 2 fotos

Unifal oferece café da manhã às pacientes da unidade

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.