A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Básica (CPSB), informa que, devido a necessidade de reorganização dos serviços oferecidos pela pasta, além da pandemia da Covid-19, retoma o atendimento presencial ao público nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). A pasta explica, que o funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no entanto, o acolhimento ao público deverá ocorrer até as 14h, uma vez que no tempo restante a equipe atuará com serviço interno. O mesmo se aplica ao Núcleo de Assistência Social de Arembepe.
O Centro de Referência de Assistência Social integra o serviço de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos serviços.
Atualmente, o município conta com sete centros de referência, localizados nos bairros: Nova Vitória, Verdes Horizontes, Burissatuba, Phoc, Vila de Abrantes, Caminho do Mar, Monte Gordo. E recentemente, passou a contar com o Núcleo de Assistência Social em Arembepe.