Unidade de saúde entra em pleno funcionamento

ASCOM BOT
Publicado 25/09/2017 01:09:11

Agora o sonho realmente virou realidade e a Unidade de Saúde da Família (USF) Caminho do Mar foi colocada em pleno funcionamento. A reinauguração foi muito comemorada pelos moradores dos Residenciais Caminhos do Mar 1, 2 e 3, que marcaram presença no evento e estão entre as mais de 2.700 famílias que serão beneficiadas pelo equipamento. A iniciativa se soma a tantas outras obras que têm sido entregues à população e marca as comemorações pelos 259 anos de Camaçari, celebrado no próximo dia 28.

No posto vão atuar duas equipes de saúde da família, compostas por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, uma atendente farmacêutica, uma recepcionista, uma reguladora, uma higienizadora, quatro vigilantes e cinco agentes comunitários de saúde. Está previsto ainda uma equipe de saúde bucal, formada por um dentista e um auxiliar de saúde bucal. Com esses profissionais, a unidade tem a capacidade para atender cerca de 8 mil pessoas por mês.

No espaço, serão oferecidos ainda Práticas Integrativas e Complementares (PICs), a exemplo da acupuntura e da Lian Gong, com o objetivo de ampliar a assistência aos usuários, reduzir o uso de medicamentos e prevenir possíveis agravos em quadros clínicos.

O prefeito Antonio Elinaldo falou da satisfação em atender a demanda da comunidade, que há muito está reprimida, uma vez que a USF foi inaugurada em 2016, mas nunca foi posta para funcionar. “Trabalhamos de forma responsável e não medimos esforços para colocar a unidade pra funcionar. Ainda estamos pondo ordem na casa, mas as necessidades básicas do povo são nossas prioridades”, concluiu.

Para o secretário da Saúde, Elias Natan, esse é um momento importante e é comemorado não apenas pela comunidade, mas por todo governo. “Colocar a USF Caminho do Mar para funcionar foi o resultado de um esforço coletivo. Desejo que a população faça bom uso e cuide com carinho do posto”, finalizou.

Dona Maria da Glória Lima, 59 anos, é moradora do Residencial Caminho do Mar 3 e veio acompanhar de perto a reinauguração do espaço. “Eu precisava ver de perto. Isso realmente é um presente, um sonho realizado”, disse entusiasmada. Ela lembrou que antes era preciso acordar de madrugada e se dirigir às unidades de Arembepe ou Barra do Jacuípe para buscar atendimento. “Além de tempo, gastávamos dinheiro. Mas agora isso faz parte do passado”, comemorou.

O ato de entrega do equipamento foi prestigiado por diversos secretários e vereadores municipais, além da comunidade e servidores.

Slideshow | 4 fotos

Unidade de saúde entra em pleno funcionamento

Mais Notícias

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.