UFBA emite parecer sobre algas

Iwwa Agência
Publicado 21/02/2014 10:02:53

O aparecimento de coloração nas águas das praias de Jauá agora tem um parecer técnico. Por solicitação da Prefeitura, o Laboratório de Algas Marinhas do Instituto de Biologia da UFBA (Universidade Federal da Bahia) examinou as amostras colhidas nos dias 15 e 17 deste mês e confirmou a produção de toxicidade por processo natural, o que pode causar reações alérgicas nas pessoas mais sensíveis, em crianças e idosos.

Diante desse resultado, a CMA (Coordenadoria de Meio Ambiente) da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) recomenda que os banhistas evitem o banho até que o ambiente marinho restaure o equilíbrio ecológico. Portanto, a Prefeitura manterá as placas de indicação das más condições de balneabilidade para alertar a população dos riscos.

O relatório da UFBA identifica o aparecimento de uma cianobactéria (conhecidas como algas azuis), exclusivamente marinha, que causa coloração de tons esverdeados, acastanhados, esbranquiçados, amarelados ou avermelhados, com diferentes formas e tamanhos, que vão de alguns metros a vários quilômetros. Ainda segundo o parecer, esse organismo libera um odor, devido a um processo de decomposição.

“A recomendação do professor José Marcos de Castro Nunes, que assina o parecer, é que façamos o acompanhamento da situação, até a completa dispersão da massa de algas. Isso acontecerá naturalmente”, informou a coordenadora de Meio Ambiente de Camaçari, Marinalva da Cruz.

“Vale ressaltar que se trata de um fenômeno natural provocado por vários fatores climatológicos que estão ocorrendo em vários pontos da Costa brasileira, como a Ilha de Itaparica, Rio de Janeiro, Recife e Santa Catarina”, esclareceu Marinalva Cruz. 

Foto: Marcos Paulo

Algas tornam praia de Jauá imprópria para banho -

Mais Notícias

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.