Tuberculose é debatida em seminário

ASCOM BOT
Publicado 08/11/2017 03:11:35

Na última terça-feira (7/11), a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau) promoveu o seminário sobre atualização no combate à tuberculose com o tema Fortalecendo a Rede Municipal para o Enfrentamento da Tuberculose. Durante todo o dia, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, odontólogos, farmacêuticos e representantes do Comitê Baiano e Grupo de Trabalho para o Controle da Tuberculose e Hanseníase do município participaram de palestras e debates.

Na abertura do evento, que aconteceu no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o secretário da Saúde, Elias Natan, destacou que “esse seminário faz parte da nossa política de capacitação permanente dos profissionais da Sesau e é uma oportunidade de ouvir as demandas deles, que atuam diretamente na prevenção e cura da tuberculose”.

Para facilitar o acesso do usuário, o Programa de Enfrentamento à Tuberculose, em Camaçari, está descentralizado em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e Básicas de Saúde (UBS). O seminário foi promovido a fim de intensificar ainda mais a atuação e erradicar a morte por tuberculose nos próximos anos, já que ainda existem pacientes que acessam a rede tardiamente.

Por ter uma população muito flutuante, com pessoas vindas de todos os cantos do Brasil, Camaçari faz parte do plano nacional de combate à tuberculose entre os municípios prioritários. Segundo a responsável pelo Programa de Enfrentamento a Tuberculose e Hanseníase no município, Ana Iara, “temos uma parcela dessa população muito pobre e vivendo em condições precárias. Tudo isso são condições favoráveis para proliferação da tuberculose, que tem sua contaminação pelo ar. Mas, graças ao trabalho que temos feito, este ano só tivemos um caso de morte por tuberculose e estamos diminuindo o índice de contaminação”.

Foto: Sesau/PMC

Seminário sobre atualização no combate à tuberculose -

Mais Notícias

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.