Termoelétricas de Camaçari operam em 2009

ASCOM BOT
Publicado 19/09/2008 09:09:19

A partir de janeiro, as duas usinas termoelétricas em construção em Camaçari começam a funcionar. As obras da Arembepe Energia S/A e da Muricy 1, estão em ritmo acelerado e a maioria das máquinas que serão utilizadas para a geração de energia já chegou.

Cada unidade vai gerar 148 megawatts (MW), o suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 600 mil habitantes. A energia gerada pode ser distribuída para todo o país, de acordo com a necessidade de cada Estado. O investimento das duas empresas soma R$ 500 milhões.

Localizadas em uma área de 100 mil metros quadrados cada, as termoelétricas vão produzir energia bruta, transformar, acumular e distribuir para a subestação, de onde será difundida para a rede principal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Camaçari foi escolhida para sediar os empreendimentos por conta da infra-estrutura oferecida, com mão-de-obra qualificada e por estar próxima a refinaria Landulpho Alves e ao maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul.

A Arembepe Energia S/A vai utilizar 60 motores da Hyundai Motors. Na Muricy 1, são oito motores da alemã MAN B&W.

APAGÃO
A construção das primeiras termoelétricas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Município, faz parte do programa de geração de energia e tem o objetivo de reduzir o risco de apagão, como o acontecido em 2001.

O projeto é uma parceira entre a Petrobrás e o consórcio de infra-estrutura Bertin Equipav. As obras são de responsabilidade do grupo português Efacec do Brasil.

As usinas termoelétricas são utilizadas para geração de eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão do óleo, carvão ou petróleo. Outras formas de geração de energia são solar, eólica ou hidroelétrica.

Foto: Nelinho Oliveira

Usinas ocupam uma área total de 200 mil metros quadrados -

Mais Notícias

Vacinação contra a Covid-19 avança pra idosos de 80 anos acima neste sábado (6/3)

Vacinação contra a Covid-19 avança pra idosos de 80 anos acima nest...

Leitos de retaguarda no Caps III começam a funcionar nesta sexta-feira (5/3)

Leitos de retaguarda no Caps III começam a funcionar nesta sexta-fe...

Prefeitura envia à Câmara PL que dá benefícios fiscais a projetos habitacionais

Prefeitura envia à Câmara PL que dá benefícios fiscais a projetos h...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.