Para fortalecer a cultura local e em homenagem ao aniversário de Camaçari, que completa 259 anos, foi realizado plantio de mudas da espécie camassary durante a assinatura do termo de adoção, através do Programa Camaçari + Verde, na Praça da Lama Preta. O documento, que prevê manutenção do local foi firmado na manhã desta quarta-feira (27/9) e tem validade de um ano.
O prefeito Antonio Elinaldo fez um pedido especial à população. “Espero que vocês divulguem o programa para que outras pessoas ou empresas possam adotar mais espaços. Para Camaçari, além de ser conhecida como cidade industrial, passe a ser reconhecida como lugar que valoriza o meio ambiente”.
A adoção da Praça da Lama Preta foi feita pelo empresário e morador do bairro, Dílson Magalhães Jr. Na oportunidade, ele pontuou a sensibilidade da Prefeitura de Camaçari em criar um programa de política pública que permite a participação do cidadão. “A comunidade de Lama Preta abraçou a causa e agradeço em nome do bairro. Espero que esta ação faça com que outros segmentos da sociedade adotem também”.
No local, o trabalho foi iniciado no dia 20 de setembro, durante a Semana da Árvore com o plantio de 30 mudas de ipês, nesta manhã ainda foram plantadas mais três mudas de camassarys e duas de pau-brasil, somando 35 unidades. E, desde a última segunda-feira (25/9), os serviços de manutenção foram executados, como os de recuperação dos bancos e a instalação de lixeiras e das placas educativas de conscientização ambiental.
O trabalho segue com a recuperação do parque infantil e deve encerrar até o final da próxima semana. O termo de adoção ainda prevê a melhoria no campo de futebol e implantação conjuntos de mesa e bancos de concreto, criando ambientes de lazer para todas as idades, uma vez que as mesas são ideais para a prática de jogos de tabuleiros.
“Hoje é um dia de celebração porque a cidade está ficando mais verde e mais bem cuidada. O Camaçari + Verde é um programa de governo, que representa um modelo de gestão pública com a participação das pessoas”, afirmou a secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Juliana Paes.
Há mais de 50 anos, Celina Conceição da Silva, 63 anos, vive próximo ao local e estava muito satisfeita com a ação. “Antes estava tudo morto aqui, agora a praça está com vida. Achei o programa maravilhoso e vou aproveitar muito mais a praça, com meus filhos e netos”, afirmou a dona de casa que também prometeu ser uma parceira no cuidado com o espaço.