Técnicos vistoriam unidades de saúde

Iwwa Agência
Publicado 09/12/2013 06:12:56

Camaçari foi um dos primeiros municípios baianos a receber a visita de técnicos da Inspeção da Aplicabilidade do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica). As inspeções nas USFs (Unidades de Saúde da Família) começaram nesta segunda-feira (09/12) em todo o Brasil e devem se estender até março de 2014. Com o resultado, o Ministério da Saúde (MS) pode destinar verba adicional para as unidades. 

As 11 USFs que passarão por visitas técnicas aderiram voluntariamente ao Programa do Ministério, e devem preencher diversos requisitos para obter a verba e qualificar os serviços prestados. Na Bahia, são 60 entrevistadores, capacitados pelo ISC (Instituto da Saúde Coletiva) da UFBA (Universidade Federal da Bahia) para visitar 407 municípios.       

Segundo a supervisora de campo da Inspeção, Caline Vasconcelos, responsável pelas cidades de Camaçari, Salvador e Feira de Santana, os entrevistadores avaliarão a satisfação dos pacientes, as condições de trabalho dos profissionais, a disponibilidade de informação à população, por meio de placas e totens, e a estrutura física das unidades. “Os profissionais vão conversar com os usuários e os profissionais e ver se a unidade está qualificada, caso contrário, será desclassificada”, relatou a supervisora.   

O gerente da USF Ponto Certo, Domício de Souza, já faz planos de como a unidade poderia aproveitar melhor este benefício. “Uma das coisas que podemos fazer é comprar material audiovisual para a formação de grupos. Isso nos ajudaria, por exemplo, em atividades educativas com gestantes, hipertensos e diabéticos”, sugeriu o administrador.

A verba será proporcional à qualidade do serviço prestado à comunidade, informou o diretor do Departamento de Atenção Básica da Sesau (Secretaria da Saúde), José Carlos Vieira. “A quantia que ficar decidida pelo Ministério deve ser votada entre todos os membros da unidade, os quais possuem votos de valor igualitário. E isso pode ser convertido em diversas melhorias”, informou Vieira.

As primeiras unidades avaliadas foram as de Fonte da Caixa, Catu de Abrantes, Pé de Areia, Areias e Ponto Certo. Na terça-feira (10/12), serão vistoriadas as unidades do Phoc III, Ficam II, Coqueiros do Monte Gordo, Verdes Horizontes e Parque Florestal I e II. 

 

Foto: Agnaldo Silva

Nesta terça-feira, a USF do Ficam II será inspecionada -

Mais Notícias

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto do Trabalhador

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto d...

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras ações

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras...

Sedap e UFRB debatem ajustes para celebração de cooperação técnica

Sedap e UFRB debatem ajustes para celebração de cooperação técnica

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.