STT realiza workshop voltado para mulheres como parte das ações do Maio Amarelo

ASCOM
ASCOM
Publicado 21/05/2019 03:05:45

Mais uma ação de conscientização da Campanha Maio Amarelo: atenção pela vida aconteceu nesta terça-feira (21/5) no município. Desta vez, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), promoveu o Workshop Ronda Maria da Penha. A iniciativa foi realizada no Teatro Cidade do Saber.

O workshop foi ministrado pela comandante da Ronda Maria da Penha, a major da Polícia Militar, Denice Santiago. Na oportunidade, ela falou sobre a campanha, mas com enfoque nas relações de gênero que estabelecem outras tantas relações no trânsito. Nesse sentido, foram abordados temas como as características que fazem com que os acidentes acometam mais homens do que mulheres; violência contra as mulheres no trânsito; entre outros.

A major destacou a importância de promover eventos que disseminem conhecimento e reflexão sobre estas temáticas. “A Prefeitura de Camaçari está de parabéns pela iniciativa, que é acima de tudo mais uma forma de estreitar as relações do enfrentamento à violência contra as mulheres com o órgão que administra o trânsito no município”, destacou.

Este ano a campanha tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Para participar do workshop, foram convidadas pessoas de diversos segmentos da sociedade civil, como estudantes da rede pública e particular do município, representantes dos motoristas que realizam o serviço de transporte na cidade, dentre outros.

Conforme o diretor-superintendente da STT, coronel Alfredo Castro, as atividades deste ano do Maio Amarelo em Camaçari focaram em diversos segmentos e temas, visando dar mais amplitude às ações. “A violência praticada à mulher no transito é um tema bastante atual. Por isso, trouxemos a fundadora da Ronda Maria da Penha, major Denice, que sabe abordar esse tema com tanta propriedade”, ressaltou.

Como uma forma de homenagear as mulheres motoristas do município, a STT elegeu algumas, que trabalham na área e que tenham um diferencial na profissão, ou que já tenham passado por constrangimentos no trânsito por causa do gênero, e entregou o certificado “Mulher Inspiradora no Trânsito”.

Entre essas mulheres está Carmélia Santana, 45 anos. Motorista profissional da empresa Disk Táxi há mais oito anos, ela revelou que já passou por muitas situações desagradáveis no trânsito. “Sei que existe muito machismo ainda com relação ao fato de mulher dirigir e quando a atuação é como profissional, a discriminação é ainda maior. Me sinto honrada em receber essa certificação. Que sirva de inspiração para outras mulheres”, falou orgulhosa.

E para marcar ainda mais este dia, a STT realizou uma blitz educativa sobre como abordar as mulheres no trânsito. A iniciativa, que contou com apoio da Base Móvel da Polícia Militar, aconteceu entre a convergência das radiais B e C (na Praça Abrantes) e as imediações do Shopping Riviera (na Rua Costa Pinto).

Slideshow | 9 fotos

STT realiza workshop voltado para mulheres como parte das ações do Maio Amarelo

Mais Notícias

Governo participa de reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública

Governo participa de reunião do Comitê Interinstitucional de Segura...

Mais de 300 moradores recebem certificados de cursos do PTS

Mais de 300 moradores recebem certificados de cursos do PTS

ISSM define Planejamento Estratégico para o quinquênio 2020/2024

ISSM define Planejamento Estratégico para o quinquênio 2020/2024

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.