STT lança sistema eletrônico para notificação de acidentes

ASCOM
ASCOM
Publicado 14/05/2019 05:05:07

Nesta terça-feira (14/5), ocorreu o lançamento do Sistema Eletrônico da Declaração de Acidente de Trânsito (e-DAT), no Boulevard Shopping Camaçari, que marcou o início das ações do Maio Amarelo no município e já está disponível para a população. Com o tema No trânsito, o sentido é a vida, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) realiza diversas iniciativas até o dia 25 de maio.

Durante todo o mês, um profissional da STT estará no local apresentando, através de uma tela interativa, o sistema e orientando a população sobre o uso, que é para notificação de acidentes sem vítimas. No espaço, também será realizada uma consulta pública para o transporte, além de vídeos informativos sobre o Maio Amarelo.

Segundo o diretor-superintendente do órgão, coronel Alfredo Castro, vale ressaltar que Camaçari vem acompanhando o que acontece nos grandes centros urbanos e que “o registro eletrônico tem o objetivo de auxiliar aqueles que trafegam pelas vias municipais, dando agilidade na resolução dos acidentes. Com a e-DAT, a STT oferece à sociedade a possibilidade de registrar o acidente de trânsito com rapidez, segurança e conforto”.

O secretário de Governo, José Gama, esteve representando o prefeito Elinaldo Araújo, e destacou a importância do sistema. “Buscamos mecanismos que possam facilitar a vida das pessoas. Espero que seja pouco utilizado, já que torço pela redução de acidentes, mas se ocorrer, que a população tenha esse serviço 24h”.

Para utilizar o sistema, o passo a passo é bem simples, basta acessar o endereço eletrônico: http://stt.camacari.ba.gov.br/edat/, com os documentos em mãos (RG, CPF, comprovante de residência, Carteira Nacional de Habilitação, CRVL atualizado do veículo); descreva o acidente marcando o tipo, local, hora e detalhes de como ocorreu o acidente; preencha os dados do veículo e do condutor, o sistema perguntará se deseja incluir também os dados de outros veículos envolvidos, se houver; caso também tenha, adicionar dados das pessoas que testemunharam o acidente; selecione dados sobre o estado de conservação da via, condições da pista, tipo de pavimentação, dentre outros; confira se todos os dados foram inseridos corretamente, insira seu e-mail e registre o acidente.

A e-DAT é um documento oficial emitido pela STT, cujo registro é feito, via internet, pelos próprios usuários envolvidos diretamente na ocorrência de acidentes de trânsito sem vítima, que tenham ocorrido em vias sob a circunscrição do órgão. Tem valor legal para todos os fins, inclusive para acionar as seguradoras de veículo.

O segurança, Ailton Moreira Santos, 53 anos, ficou sabendo que haveria o lançamento e foi participar para ficar mais informado. “Achei interessante porque vai facilitar muito pra gente. Nunca precisei fazer notificação de nenhuma ocorrência, mas é bom saber que tem esse sistema disponível”.

Para que a e-DAT seja registrada, o acidente deve preencher alguns requisitos: não pode ter vitimado ninguém, nem mesmo levemente; não pode ter provocado vazamento ou derramamento de produto perigoso; avaria nas embalagens dos produtos perigosos fracionados; dano no equipamento de transporte de produto perigoso a granel (por exemplo, uma carroceria do tipo tanque); não pode ter provocado danos a bens públicos da STT; não pode ter ocorrido incêndio, abrangendo pelo menos um terço das dimensões do veículo ou submersão em algum dos veículos envolvidos.

Estavam presentes no lançamento autoridades municipais, do Executivo e do Legislativo.

Para o Maio Amarelo ainda estão previstas palestras, blitz educativa, ação em sinaleiras, passeio ciclístico e workshop. O objetivo é de conscientizar a população quanto ao comportamento no trânsito, que venha a refletir de uma forma a reduzir os índices de acidentes.

 

PROGRAMAÇÃO

16 de maio

Palestra: No trânsito, o sentido é a vida

9h – Ministrante Tenente-coronel Henrique Melo

15h – Ministrante Major Luide Souza

Local: Auditório da Secretaria de Governo (Segov)

 

17 de maio

Ação Sinal Amarelo

 

Palestra: Direção Defensiva

Instrutor: Luciano Ferreira

Local: Empresa Transparaná

 

21 de maio

Workshop Ronda Maria da Penha

Ministrante: Major Denice Santiago

Local: Teatro Cidade do Saber

Hora: 8h

 

Blitz Educativa (tarde)

Parceria: Base Móvel da Polícia Militar

 

25 de maio

Passeio Ciclístico

Local de saída: Boulevard Shopping Camaçari

Parceria: Camaçari Bike Adventure (CBA)

Horário: 7h30

Slideshow | 5 fotos

STT lança sistema eletrônico para notificação de acidentes

Mais Notícias

Governo participa de reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública

Governo participa de reunião do Comitê Interinstitucional de Segura...

Mais de 300 moradores recebem certificados de cursos do PTS

Mais de 300 moradores recebem certificados de cursos do PTS

ISSM define Planejamento Estratégico para o quinquênio 2020/2024

ISSM define Planejamento Estratégico para o quinquênio 2020/2024

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.