STT lança sistema eletrônico para notificação de acidentes

ASCOM
ASCOM
Publicado 14/05/2019 05:05:07

Nesta terça-feira (14/5), ocorreu o lançamento do Sistema Eletrônico da Declaração de Acidente de Trânsito (e-DAT), no Boulevard Shopping Camaçari, que marcou o início das ações do Maio Amarelo no município e já está disponível para a população. Com o tema No trânsito, o sentido é a vida, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) realiza diversas iniciativas até o dia 25 de maio.

Durante todo o mês, um profissional da STT estará no local apresentando, através de uma tela interativa, o sistema e orientando a população sobre o uso, que é para notificação de acidentes sem vítimas. No espaço, também será realizada uma consulta pública para o transporte, além de vídeos informativos sobre o Maio Amarelo.

Segundo o diretor-superintendente do órgão, coronel Alfredo Castro, vale ressaltar que Camaçari vem acompanhando o que acontece nos grandes centros urbanos e que “o registro eletrônico tem o objetivo de auxiliar aqueles que trafegam pelas vias municipais, dando agilidade na resolução dos acidentes. Com a e-DAT, a STT oferece à sociedade a possibilidade de registrar o acidente de trânsito com rapidez, segurança e conforto”.

O secretário de Governo, José Gama, esteve representando o prefeito Elinaldo Araújo, e destacou a importância do sistema. “Buscamos mecanismos que possam facilitar a vida das pessoas. Espero que seja pouco utilizado, já que torço pela redução de acidentes, mas se ocorrer, que a população tenha esse serviço 24h”.

Para utilizar o sistema, o passo a passo é bem simples, basta acessar o endereço eletrônico: http://stt.camacari.ba.gov.br/edat/, com os documentos em mãos (RG, CPF, comprovante de residência, Carteira Nacional de Habilitação, CRVL atualizado do veículo); descreva o acidente marcando o tipo, local, hora e detalhes de como ocorreu o acidente; preencha os dados do veículo e do condutor, o sistema perguntará se deseja incluir também os dados de outros veículos envolvidos, se houver; caso também tenha, adicionar dados das pessoas que testemunharam o acidente; selecione dados sobre o estado de conservação da via, condições da pista, tipo de pavimentação, dentre outros; confira se todos os dados foram inseridos corretamente, insira seu e-mail e registre o acidente.

A e-DAT é um documento oficial emitido pela STT, cujo registro é feito, via internet, pelos próprios usuários envolvidos diretamente na ocorrência de acidentes de trânsito sem vítima, que tenham ocorrido em vias sob a circunscrição do órgão. Tem valor legal para todos os fins, inclusive para acionar as seguradoras de veículo.

O segurança, Ailton Moreira Santos, 53 anos, ficou sabendo que haveria o lançamento e foi participar para ficar mais informado. “Achei interessante porque vai facilitar muito pra gente. Nunca precisei fazer notificação de nenhuma ocorrência, mas é bom saber que tem esse sistema disponível”.

Para que a e-DAT seja registrada, o acidente deve preencher alguns requisitos: não pode ter vitimado ninguém, nem mesmo levemente; não pode ter provocado vazamento ou derramamento de produto perigoso; avaria nas embalagens dos produtos perigosos fracionados; dano no equipamento de transporte de produto perigoso a granel (por exemplo, uma carroceria do tipo tanque); não pode ter provocado danos a bens públicos da STT; não pode ter ocorrido incêndio, abrangendo pelo menos um terço das dimensões do veículo ou submersão em algum dos veículos envolvidos.

Estavam presentes no lançamento autoridades municipais, do Executivo e do Legislativo.

Para o Maio Amarelo ainda estão previstas palestras, blitz educativa, ação em sinaleiras, passeio ciclístico e workshop. O objetivo é de conscientizar a população quanto ao comportamento no trânsito, que venha a refletir de uma forma a reduzir os índices de acidentes.

 

PROGRAMAÇÃO

16 de maio

Palestra: No trânsito, o sentido é a vida

9h – Ministrante Tenente-coronel Henrique Melo

15h – Ministrante Major Luide Souza

Local: Auditório da Secretaria de Governo (Segov)

 

17 de maio

Ação Sinal Amarelo

 

Palestra: Direção Defensiva

Instrutor: Luciano Ferreira

Local: Empresa Transparaná

 

21 de maio

Workshop Ronda Maria da Penha

Ministrante: Major Denice Santiago

Local: Teatro Cidade do Saber

Hora: 8h

 

Blitz Educativa (tarde)

Parceria: Base Móvel da Polícia Militar

 

25 de maio

Passeio Ciclístico

Local de saída: Boulevard Shopping Camaçari

Parceria: Camaçari Bike Adventure (CBA)

Horário: 7h30

Slideshow | 5 fotos

STT lança sistema eletrônico para notificação de acidentes

Mais Notícias

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clássicos

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clá...

Ambulantes e barraqueiros comemoram lucro no Camaforró 2019

Ambulantes e barraqueiros comemoram lucro no Camaforró 2019

Segunda noite do Camaforró é sucesso

Segunda noite do Camaforró é sucesso

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.