STT dá início ao processo de renovação de alvará de mototáxi e transporte escolar

ASCOM
ASCOM
Publicado 14/05/2019 03:05:14

A abertura do processo de renovação de alvará para os veículos cadastrados que realizam os serviços de transporte escolar e mototáxi no município tem início nesta terça-feira (14/5). Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), a ação, que segue um cronograma distinto para cada atividade, requer ainda que os carros passem por vistoria, a ser realizada em outro período.

O procedimento, que é obrigatório e necessário, autoriza o desempenho das duas atividades no município, pois regulariza a situação para que os permissionários continuem atuando dentro da legalidade e com segurança para os profissionais e passageiros usuários dos serviços. A abertura do processo é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30, no galpão de vistorias do órgão, localizado no Espaço Alpha, no bairro Jardim Limoeiro.

A ação acontece duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Quem não passar pela fiscalização pagará multa e ficará impedido de exercer a atividade. Caso seja identificado algum problema, o permissionário terá um prazo para solucionar a questão e retornar ao órgão para solicitar nova vistoria.

Serão checados os itens de segurança como extintor de incêndio, freio, sistema de iluminação do veículo, pneus, inclusive o estepe, dentre outros. Ainda são observados pontos como padronização obrigatória dos veículos, higiene, estado de conservação, condições de tráfego, controlador de velocidade (tacógrafo) medido pelo Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade) e regularidade dos equipamentos de segurança, além da câmera de ré.

Durante o processo de renovação de alvará, a Associação dos Servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (ASESTT) realiza a Campanha Sinal Verde para Solidariedade, que arrecada donativos, como alimentos não perecíveis, material de limpeza, dentre outros, que, posteriormente, é entregue a alguma instituição beneficente ou comunidade carente do município.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

No momento da inspeção é necessária a apresentação de alguns documentos. Para os permissionários do transporte escolar são exigidos a certidão negativa de registro criminal; documento de identificação do veículo frente e verso (Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV); Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (D) na categoria apropriada, com atividade remunerada; certificado de tacógrafo; e o certificado do curso especializado para a condução de escolares, conforme regulamentação do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), caso não contenha na CNH.

Já para os mototaxistas serão exigidos documentos como a CNH (com atividade remunerada e curso de mototaxista); Documento de identificação do veículo (CRLV e CRV); Comprovante de residência (atual); antecedentes criminais; certidão negativa de registro criminal; e o último alvará emitido.

 

CRONOGRAMA

 Transporte escolar

14 de maio a 7 de junho – Abertura de Processo de Renovação de Alvará

10 de junho a 28 de junho – Vistoria

Mototáxi

14 de maio a 14 de junho – Abertura de Processo de Renovação de Alvará

17 de junho a 19 de julho – Vistoria

Foto: Ascom/PMC

STT dá início ao processo de renovação de alvará de mototáxi e transporte escolar - Foto: Ascom/PMC

Mais Notícias

Obras de duplicação do Viaduto do Trabalhador seguem aceleradas

Obras de duplicação do Viaduto do Trabalhador seguem aceleradas

Vila de Abrantes festeja São Sebastião com retorno do tradicional cortejo religioso

Vila de Abrantes festeja São Sebastião com retorno do tradicional c...

Barra do Jacuípe e Jauá recebem edição itinerante da Feira do Por do Sol

Barra do Jacuípe e Jauá recebem edição itinerante da Feira do Por d...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.