SSP instala unidade da Polícia Técnica no Município

Iwwa Agência
Publicado 04/09/2008 01:09:23

Camaçari terá Coordenadoria Regional do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O projeto foi apresentado à Prefeitura pelo secretário da Segurança Pública da Bahia, César Nunes, durante reunião com o prefeito.

A instalação da unidade aguarda acertos de detalhes entre os governos estadual e municipal.

De acordo com o projeto, o DPT possui subcoordenação de laboratório forense, perícia criminalística e perícia médico-legal (IML), onde vão ser realizados exames, pesquisas, perícias e estudos no campo de polícia técnica científica.

A unidade vai fazer perícias de crimes contra a vida, patrimônio e meio ambiente, crimes de trânsito, engenharia legal e balística, perícias nas áreas de clínica médica, sexologia e tanatologia.

Também serão ofertados exames de vistoria e identificação de veículos, odonto-legais, toxicológicos, físico-descritivo, químicos, hematológicos e procedimentos de coletas em múltiplas áreas.

A estrutura ficará distribuída em dois prédios. O quadro de funcionários deverá ser composto através de convênios firmados entre a Prefeitura e a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP). A previsão é de que sejam seis peritos médico-legais, seis criminalísticos, um odonto-legal e oito técnicos de polícia. No quadro administrativo, somam cinco motoristas, quatro auxiliares de necropsia, três digitadores, três auxiliares de serviços gerais e quatro apoios administrativos.

A instalação da DPT vai reduzir o tempo para conclusão dos exames periciais, melhorar os requisitos de biosegurança, ao evitar o trânsito de materiais infectantes, ampliar os conhecimentos em técnicas de laboratório forense, além da agilizar o atendimento aos clientes internos e externos.

Segundo César Nunes, a unidade vai auxiliar a polícia na elucidação de crimes e somar às ações realizadas pelo Plano Municipal de Segurança Pública. “Camaçari conta com um moderno sistema de monitoramento eletrônico das ruas, novas viaturas e estruturação das polícias civil e militar. Isso é investir com planejamento e segurança”.

A coordenadoria regional de Camaçari também vai atender os municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias D`Ávila.

INVESTIMENTOS
O secretário estadual da Segurança Pública, César Nunes, anunciou ações de segurança pública no Estado. Segundo ele, Camaçari receberá em breve um carro de combate à incêndio urbano para utilização da unidade do Corpo de Bombeiros, que irá funcionar provisoriamente no 12º BPM. A vinda do efetivo aguarda decisão do Estado.

Ainda foram anunciadas a aquisição de novas viaturas para compor a frota da Polícia Civil e a realização de cursos de capacitação para as polícias Civil, Militar e corregedores do Estado. Os investimentos em qualificação profissional, que somam R$ 21 milhões, são do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Foto: Nelinho Oliveira

César Nunes apresenta projeto para autoridades municipais -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de abril de 2021

Sedur realiza ação de desocupação em área de preservação ambiental

Sedur realiza ação de desocupação em área de preservação ambiental

Vacinação da primeira dose contra a Covid-19 retorna em Camaçari

Vacinação da primeira dose contra a Covid-19 retorna em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.