Sonho da casa própria para mais moradores de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 28/05/2008 03:05:38

A dona de casa Cleide Conceição Santos, 31 anos, realizou na tarde de terça-feira (27/05), o grande sonho da sua vida. Muito feliz com conquista da casa própria, diz que o imóvel representa muito mais que moradia. Garante que “é o começo de uma vida digna, uma vida com qualidade. A casa significa o aumento da minha auto-estima e a confirmação de que existe uma política de governo voltada para quem precisa”.

Cleide é casada há sete anos com Wadson de Souza, 33 anos, desempregado há quase um ano. Ele recorda com tristeza que durante todo esse tempo teve que ficar separado da esposa, eles passaram a morar cada um na casa de seus pais. “Essa foi a única forma que encontramos para não passar fome. Agora tudo muda, vamos enfrentar o problema juntos e com certeza vamos vencer. Com um teto, tudo fica mais fácil, não precisaremos pagar aluguel nunca mais.”

Atualmente o casal vive com o auxílio do Bolsa Família e de serviços que surgem eventualmente. Em sua nova moradia no bairro Verde Horizonte, Cleide deixa transparecer a sua emoção ao lembrar que seu filho Walisson, 7 anos, agora tem um lar com uma rua ampla para brincar. Ela conta que mudou varias vezes e, na maioria das casas pelas quais passou, sofreu com as más condições do lugar. “Minha casa é linda. Nunca mais quero pisar numa casa de aluguel, já sofri demais, agora é só felicidade”.

HABITAÇÃO
Com uma política voltada para o bem-estar do povo, Camaçari é um dos municípios que promove a construção de casas populares, atendendo a população carente. Só este mês, a Prefeitura entregou 51 casas a famílias que dependiam do Programa de Auxílio Aluguel, mantido pela Secretaria da Segurança Alimentar e Benefícios Sociais. A construção das casas representa um investimento de R$ 816 mil.

O projeto beneficiou 31 famílias do Verde Horizonte e 20 do Ponto Certo. As casas possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro com forro em pvc.

Feita de laje pré-moldada, as casas são cobertas com telha cerâmica, que evita o calor das coberturas de amianto. Esse tipo de telhado é usado de forma pioneira em Camaçari. Além de ser ecologicamente correto, o modelo do telhado oferece mais segurança e riscos de infiltração durante o período de chuva.

A seleção das pessoas que são beneficiadas é feita através da Secretaria da Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), por meio de relatórios elaborados por uma assistente social, que junto com a Defesa Civil, visitam as famílias que moram em casas com condições insalubres devido às chuvas ou perto de encostas. A renda e o número de filhos do casal também determinam na seleção do beneficiado.

Foto: Agnaldo Silva

A casa de Cleide e Wadson tem 2 quartos, cozinha e banheiro -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de maio de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de maio de 2021

Vacina contra Covid segue apenas para idosos de 60 anos acima e pessoas com comorbidades a partir de 45 anos em Camaçari

Vacina contra Covid segue apenas para idosos de 60 anos acima e pes...

Nota da Sesau de Camaçari sobre nova variante da Covid-19 P.1 de Manaus

Nota da Sesau de Camaçari sobre nova variante da Covid-19 P.1 de Ma...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.