No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a questão de gênero vem à tona em todo o mundo. Em Camaçari, no entanto, o empenho em busca da garantia dos direitos das mulheres é constante e, graças a isso, o Município já comemora muitos avanços.
Na lista, está a criação da Secretaria da Mulher (Semu), em 2005, que foi transformada, este ano, em Secretaria de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom).
A implantação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Rede de Proteção da Mulher e a promoção de programas de qualificação profissional específicos para a classe feminina também são conquistas importantes.
Para a secretária de Seprom, Aurenita Castillo, a principal conquista é a politização das mulheres de Camaçari. Hoje estamos mais politizadas e encorajadas, participando da política do municipal, observa. Ela cita ainda, a implantação de políticas públicas como um importante passo em busca de defender os direitos das mulheres.
Segunda mulher a assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Camaçari e a primeira a exercer dois mandatos consecutivos no cargo, a vereadora Luiza Maia, observa que a inserção das mulheres na política partidária em Camaçari é resultado de muitos anos de militância, principalmente, porque os espaços são fechados. As mulheres têm que vencer barreiras e quebrar paradigmas para se colocarem na política diz.
COMEMORAÇÕES
Na sexta-feira (06/03), Camaçari realiza a 3ª Marcha de Mulheres por uma Vida sem Violência, que este ano trabalha o tema Lei Maria da Penha Comprometa-se. A caminhada sai da avenida Radial A, nas imediações do antigo Assisto, em direção à praça dos 46, às 15h.
O ato político conta com a participação da cantora Lívia Nunes e do grupo Mulheres que Cantam e Encantam e encerra, na praça dos 46, com o show da cantora Mariene de Castro, previsto para às 18h.

Administração municipal tem forte presença feminina -