Sesp orienta população para descarte correto de máscaras e luvas

ASCOM
Publicado 04/05/2020 04:05:45

Em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a sociedade precisou redobrar a atenção para os cuidados com a higienização pessoal e de suas residências. Neste contexto, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), intensificou o trabalho de limpeza nos espaços urbanos com grande circulação de pessoas e de coleta de resíduos por toda a cidade, na perspectiva de evitar a proliferação do vírus.

Para manter a cidade limpa e livre de contaminação por itens descartados, a coleta de resíduo domiciliar está funcionando normalmente. Na sede ela acontece das 18h às 2h20, enquanto que a varrição é feita das 6h às 14h20. Já na costa do município, ambos os serviços ocorrem das 6h às 14h20. Por conta do cenário epidemiológico, a Sesp reafirma que devido à facilidade de contágio do coronavírus, é importante que, após fazer o uso das máscaras e luvas descartáveis, o cidadão coloque os materiais em uma pequena sacola plástica e deixe lacrada. Somente depois desse procedimento deverá ser colocada na lixeira.

“Peço aos moradores que não descartem esses resíduos no mar, nos rios, nos lagos e muito menos em vias públicas, pois esses resíduos podem ser foco de contaminação. Esse cuidado se dá para a preservação dos agentes de limpeza que também estão na linha de frente nessa batalha contra o vírus. Com a colaboração da população, tenho a certeza que juntos sairemos dessa mais fortes”, salienta o secretário da Sesp, Armando Mansur.

Desde o início da pandemia, o serviço de higienização foi intensificado nos pontos que recebem um maior fluxo de pessoas, como as praças, pontos de ônibus, unidades de saúde, Terminal Rodoviário e Centro Comercial (Feira), além das avenidas 28 de setembro (Radial A), Dr. Manoel Mercês (Radial B) e Tupinambás (Radial C).

Para a efetividade das ações de limpeza em pequenos espaços, estão sendo utilizados borrifadores manuais com água e sabão e pulverizadores com água sanitária. Já os caminhões pipa e o pipa jet auxiliam os profissionais da Sesp durante a limpeza de áreas que possuem maior abrangência territorial.

Durante as atividades que são de responsabilidade da pasta, os profissionais que estão trabalhando diretamente com os serviços essenciais seguem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde de Camaçari. Todos utilizam os equipamentos de proteção individuais (Epi’s), a exemplo de máscaras, luvas, uso do álcool em gel 70º INPM, além da higienização frequente das mãos com água e sabão e do respeito ao distanciamento social de até dois metros.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de março de 2021

Órgãos mantêm fiscalização durante o fim de semana na costa

Órgãos mantêm fiscalização durante o fim de semana na costa

80% das obras do Viaduto do Trabalhador estão concluídas

80% das obras do Viaduto do Trabalhador estão concluídas

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.