Sesp alerta sobre os cuidados com lixo doméstico durante pandemia

ASCOM
Publicado 03/03/2021 05:03:44

A Coordenação de Limpeza de Camaçari chama a atenção dos munícipes sobre a importância do cuidado com os resíduos produzidos dentro de casa, sobretudo, no atual contexto de agravamento da pandemia provocada pelo coronavírus.

A Coordenação de Limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), chama a atenção para duas medidas muito simples que podem diminuir o risco desse material, tanto para a população em geral quanto para os agentes de limpeza que o manipulam todos os dias. A primeira delas é se atentar ao horário da coleta; a segunda, melhorar o acondicionamento do descarte.

Segundo o coordenador, o ideal é que os resíduos sejam dispensados próximos ao horário em que a coleta ocorre. Na costa, esse recolhimento acontece pela manhã, a partir das 6h. Na sede, a circulação das equipes se dá à noite, a partir das 18h.

Maycon Campos, responsável pela Coordenação de Limpeza, declarou ser muito comum a utilização de embalagens incompatíveis ao volume daquilo que está sendo descartado. “As pessoas colocam muito material num mesmo saco, e não raro os agentes da equipe de limpeza da cidade encontram máscaras jogadas nas ruas, ou mesmo luvas, o que gera riscos de contaminação para os agentes e passantes. Ter cuidado é fundamental”, relatou.

O lixo produzido dentro de uma casa na qual alguém com Covid-19 esteja sendo tratado, pode ser veículo retransmissor da doença. Uma máscara descartada de forma indevida numa calçada, ou mesmo papéis utilizados por alguém com a doença, podem chegar por descuido às mãos de uma criança, por exemplo. Essa negligência toma formas quase de condicionante quando se pensa na realidade vivida no dia a dia dos agentes de limpeza, mesmo que trabalhem com os devidos equipamentos de segurança.

O órgão lembra que o vírus é invisível aos olhos e evitar situações de descuido com o lixo, evita pequenas brechas, que contribuem para a disseminação da doença.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de abril de 2021

Sesau esclarece sobre vacinação para profissionais da educação

Sesau esclarece sobre vacinação para profissionais da educação

Lançado Núcleo de Apoio às Escolinhas e Clubes Amadores

Lançado Núcleo de Apoio às Escolinhas e Clubes Amadores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.