Sesau vacina cães e gatos do Parque Verde e Gleba E

ASCOM BOT
Publicado 28/04/2008 03:04:27

Começou nesta segunda-feira (28/04), em Camaçari, a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva. O primeiro bairro beneficiado foi o bairro Parque Verde I. A ação domiciliar dos agentes acontece todos os dias de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

A campanha tem como objetivo a erradicação e controle da raiva animal. A expectativa é de imunizar 22 mil cães e 6 mil gatos. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibiliza para esta campanha 35 profissionais.

Em seguida, os agentes seguiram para o bairro da Gleba E. Para quem tem interesse em vacinar o animal fora da campanha, o CCZ oferece postos fixos o ano todo, às sextas-feiras, das 8h às 17h, nos postos de saúde da Nova Aliança, Gleba E, Camaçari de Dentro, Gravatá, Natal, Piaçaveira, Nova Vitória e Novo Horizonte. Além de Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra de Pojuca, Monte Gordo, Parafuso e Barra de Jacuípe.

Apesar da resistência de alguns à vacina anti-rábica, pela falsa idéia de que pode provocar a morte dos animais, os agentes explicam que a imunização não mata. “O que pode ocorrer é o animal estar contaminado com outro tipo de doença, como a tuberculose e não resistir, vindo a falecer”, afirma o coordenador dos agentes, Antonio Borges.

Para a moradora do Parque Verde I, Maria José Santos, a campanha é muito boa, pois “faz bem aos animais e com isso elimina os riscos às pessoas”.

A raiva é uma doença fatal, que paralisa o corpo e afeta o sistema nervoso. A melhor forma de combater a raiva é através da vacina. Como prevenção, o dono deve observar o animal, que contaminado pára de comer e beber, saliva bastante e coloca a cauda entre as patas.

A doença se manifesta de duas formas, a furiosa, quando o animal fica arisco e ataca às pessoas, e a silenciosa, com a procura de lugares escuros e vazios para se refugiar. A doença pode ser transmitida por meio da saliva, arranhões ou qualquer tipo de agressão.

Foto: Nelinho Oliveira

Meta da Prefeitura é imunizar 22 mil cães e 6 mil gatos -

Mais Notícias

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.